CG28: o silencioso trabalho do discernimento

Prossegue em Valdocco o Capítulo Geral 28 da Congregação Salesiana, reunião magna que decorre até 4 de abril, e que irá eleger o Reitor-Mor e o Conselho Geral para os próximos seis anos.

“No silêncio Deus não fica em silêncio”. Com esta frase de um padre sinodal, o Pe. Rossano Sala, sdb, concluiu ontem, quinta-feira, 27 de fevereiro, a apresentação de comunicações importantes e outras sugestões, para garantir, a todos e a cada um, uma boa caminhada capitular.

As comissões, a partir do Instrumento de Trabalho preparado pela Comissão pré-capitular, deverão estudar o tema nas suas diversas partes e, em seguida, formular por escrito as propostas à Assembleia, e, por fim, votá-las.

As quatro comissões para o tema vão trabalhar cada um dos três núcleos temáticos: a prioridade da missão salesiana entre os jovens de hoje, o perfil do salesiano para os jovens de hoje, e com os leigos em missão e formação, sob os três momentos do discernimento: reconhecer, interpretar, escolher.

As comissões podem subdividir-se em subcomissões, a fim de favorecer a troca e a partilha.

As comissões deverão entregar sua contribuição acerca do primeiro núcleo até às 15h00 de segunda-feira, 2 de março. A organização do calendário espera ter a oportunidade de realizar um primeiro estudo dos três núcleos antes da semana das eleições, ou seja, até sábado, 14 de março. Seguir-se-á o trabalho do Grupo de Redação que fará a primeira redação do Documento Final.

Artigos Relacionados