Cabo Verde e Setúbal celebraram a solenidade de São João Bosco

Para assinalar a festa de Dom Bosco, a Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Mindelo, em Cabo Verde, promoveu as primeiras jornadas da educação. Em Setúbal, D. José Ornelas presidiu à Eucaristia na Igreja de São José.

Um dos momentos fortes da celebração de São João Bosco na Comunidade Salesiana de Cabo Verde foi a organização da Primeira Jornada da Educação. O evento, realizado no dia 28 de janeiro, juntou os docentes da escola salesiana, diretores das várias escolas secundárias de S. Vicente e alguns convidados no auditório da Universidade do Mindelo. Os dois painéis formativos – “O Diálogo na Prática Educativa”, apresentado por Oziel Morais, e “Caminhar para além da sala de aula”, por António Tavares – constituíram uma oportunidade de reflexão sobre os desafios da educação na atualidade, de olhos postos no pós-pandemia.

Na semana anterior, a comunidade educativa viveu dias de festa com as celebrações de preparação espiritual e a realização de torneios desportivos, concursos de desenho e uma feira solidária. No dia 30 de janeiro, Domingo, D. Ildo Fortes, Bispo de Mindelo, presidiu à Eucaristia para os amigos e benfeitores da obra salesiana. No dia seguinte, 31 de janeiro, as duas Eucaristias para a comunidade educativa foram presididas pelos padres Luís Peralta e Celestino Costa. A festa na escola continuou com atividades lúdicas nas salas de aula e a entrega de prémios dos torneios desportivos e dos concursos de desenho.

Eucaristia da Solenidade de São João Bosco na Paróquia de São José, em Setúbal

Em Setúbal, D. José Ornelas presidiu à Eucaristia da comunidade paroquial de S. José no dia 31 de janeiro. Durante a celebração, retomando a figura do Bom Pastor do profeta Ezequiel, destacou como é importante ser hoje como Dom Bosco, um “bom pastor” que acompanha, cuida e apascenta com toda a atenção as ovelhas que lhe são confiadas. De modo especial, os jovens, que tanto precisam de guia, orientação e acompanhamento para o discernimento das suas vidas e dos seus projetos.

Leia também  Primeiro Festival Global do Cinema Juvenil Dom Bosco premiou mais de 30 filmes e distribuiu mais de 100 mil euros em prémios

Tratando-se, provavelmente, da sua última presença na comunidade paroquial, agradeceu o carinho e o testemunho dos paroquianos, incentivando a todos a prosseguir esta missão de anúncio do Evangelho na cidade, a todos, numa Igreja, como diz o Papa Francisco, “em saída”, para acolher e acompanhar a todos.

Aos Salesianos, presentes na Paróquia de São José há dois anos e meio, agradeceu a sua vinda para a Diocese de Setúbal e a sua missão entre os jovens, uma vez que, para além de ser carisma próprio dos filhos de Dom Bosco, os Salesianos animam também o Departamento da Juventude da Diocese e acompanham os estudantes do ensino superior da cidade de Setúbal.

Artigos Relacionados