Abriu o Centro de Estudantes do Ensino Superior de Setúbal

Centro de Estudantes do Ensino Superior de Setúbal abriu no dia 10 de novembro no salão paroquial da Paróquia de São José. Salesianos abrem mais uma valência na Paróquia de São José.

Este ano o Papa Francisco escolheu como lema para o Dia Mundial das Missões “Não podemos calar o que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Foi com este impulso missionário, de saída e de partida para novas periferias juvenis, desafiantes e desafiadoras, que a comunidade salesiana de Setúbal acolheu e se lançou, de corpo e alma, neste projeto de acompanhamento da Pastoral do Ensino superior e na criação de uma resposta adequada às necessidades dos jovens estudantes.

Depois de vários exercícios de escuta dos jovens universitários e da procura de um espaço onde tornar reais as expetativas sonhadas, foi inaugurado no dia 10 de novembro no salão paroquial de São José o projeto do Centro de Estudantes do Ensino Superior de Setúbal (CEESS). Este centro funcionará todos os dias úteis, das 17h00 às 21h00, na Paróquia de S. José de Setúbal, no salão paroquial. adjacente à Paróquia de São José, confiada aos Salesianos de Setúbal em 2019.

A cerimónia de abertura começou com uma celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Tarcízio Morais, Diretor da obra salesiana de Setúbal. E contou ainda com a presença dos salesianos da mesma comunidade e mais de 15 jovens estudantes universitários. Num clima de festa, houve ainda, um jantar e um convívio.

Este centro emana do sonho de oferecer à Diocese de Setúbal um “pátio físico, espiritual e digital” dedicado aos jovens universitários. Este, nasce com o intuito de proporcionar um espaço que acolha jovens pré-universitários e universitários para o estudo, individual e de grupo, debates, conferências, experiências de formação humana e cristã, para momentos de oração, acompanhamento espiritual. Importante é oferecer um espaço de socialização numa vertente de jovem para jovem, com o objetivo de estar entre amigos e fazer novas amizades, de convívio e formação.

Leia também  Paróquia de S. José: Agrupamento de Escuteiros celebrou 50 anos de atividade

O objetivo nuclear do CEESS é ajudar os jovens a crescer nas variadíssimas dimensões das suas vidas: tendo em vista a doação da própria vida, do tempo e qualidades em prol da Igreja e da comunidade Parafraseando o Papa Francisco, aquando do CG28 sobre “a opção Valdocco e a capacidade de sonhar”, o Pe. Tarcízio Morais pediu que “sonhem… sonhem alto, sonhem com os jovens os sonhos dos jovens” como protagonistas da missão.

Foi Deus quem tudo fez e tornou real, no presente do agora, o sonho pensado. Como diz uma das jovens estudantes, Marisa Well, parafraseando o poeta, “Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce”. E assim se inicia o sonho!

Artigos Relacionados