Boletim Salesiano, 1992-2022: Celebrações centenárias, condecoração e congresso

Nos 120 anos da edição portuguesa do Boletim Salesiano, destacamos datas e acontecimentos que marcaram a história da Congregação em Portugal e no mundo.

1994

Centenário dos Salesianos em Portugal

Foi um ano de celebrações, de 8 de novembro de 1994 a 8 de novembro de 1995. A abertura, em Braga, assinalou os 100 anos da chegada a Portugal dos três primeiros salesianos para dirigir o Colégio de São Caetano.

A abertura das comemorações, a 8 de novembro, decorreu na Sé Catedral de Braga. O Arcebispo Primaz, D. Eurico Dias Nogueira, presidiu ao Te Deum de Ação de Graças. Seguiu-se a sessão solene no Colégio de S. Caetano de evocação da memória da presença salesiana.

O Reitor-Mor, Pe. Egídio Viganò, associou-se às celebrações, tendo visitado Portugal, de 9 a 12 de dezembro. A caminho do Porto para a Sessão Solene do Centenário, a 10 de dezembro, o Reitor-Mor deslocou-se a Fátima onde celebrou Eucaristia na Capelinha das Aparições. A sessão no Porto decorreu no auditório da Igreja de Cedofeita e foi presidida por D. Júlio Rebimbas, Bispo do Porto. A viagem do Reitor-Mor incluiu visitas a Lisboa, Porto e Estoril, onde participou no encerramento do Eurobosco, o Congresso Europeu de Antigos Alunos.

Ao longo do ano, em todo o País, foram várias as homenagens das autoridades e da sociedade civil. Houve ainda uma peregrinação especial da Família Salesiana aos lugares-berço da Congregação, Becchi, Colle Dom Bosco e Valdocco. No encerramento, a 8 de novembro de 1995, o Pe. Amador Anjos fez uma conferência sobre a história dos 100 anos das várias comunidades salesianas no País na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Lisboa. O discurso final de agradecimento coube ao Provincial, Pe. Simão Cruz. Recordou o passado e projetou o futuro, “com a mesma esperança que sempre animou S. João Bosco, a partir de 8 de dezembro de 1841, no seu encontro com Bartolomeu Garelli”.

Leia também  Câmara Municipal de Évora elogia obra dos salesianos
1995

Ordem do Mérito

O Presidente da República, Mário Soares, distinguiu a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, alvará de 9 de junho de 1995, «pelos trabalhos que a Sociedade Salesiana prestou e continua a prestar a Portugal». O anúncio foi feito pelo próprio no encerramento do Congresso de Pedagogia Juvenil, que aconteceu em Lisboa na sequência das comemorações do centenário. A entrega das insígnias decorreu na Casa Provincial, em Lisboa, na tarde do dia 8 de março de 1996, pelo chanceler da Ordem do Mérito Civil, Pe. Vítor Melícias, em representação do Presidente.

2017

Centenário de Fátima

O Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima foi assinalado pelo Boletim Salesiano com vários conteúdos especiais na edição bimestral em papel, incluindo o colecionável “Fátima é Surpresa”. Na edição de maio/junho, para assinalar este importante acontecimento na vida da Igreja e da sociedade portuguesa, o BS ofereceu a todos os seus leitores o Terço do Centenário e os Mistérios do Rosário. No mês de maio a devoção a Nossa Senhora deu o mote para o envio de uma newsletter diária. Em outubro, mês do Rosário, o Pe. Artur Pereira, Joaquim Antunes e Nuno Quaresma, foram recebidos pelo Papa Francisco em audiência e ofereceram uma coleção de 31 aguarelas originais sobre o centenário.

Congresso no CCB

Em 1995, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebeu o Congresso de Pedagogia Juvenil. No Grande Auditório, entre 6 e 8 de setembro, estiveram reunidos os participantes do encontro salesiano. Marcelo Rebelo de Sousa, Manuel Filipe Correia de Jesus, Agostinho Jardim Gonçalves, José Tribolet, Joaquim Azevedo, Marçal Grilo, Roberto Carneiro, João Formosinho Sanches Simões, Pe. José Augusto Fernandes, Mario Comoglio, Ir. Libânia Castanheira e Pe. Joaquim Teixeira foram os oradores. No encerramento esteve presente o Presidente da República, Mário Soares.

Leia também  Faleceu salesiano L. Isaac Rodrigues

Jogos Europeus Salesianos

De 28 de abril a 3 de maio de 1992 realizaram-se os III Jogos Europeus Salesianos em Génova. Participaram 900 atletas, 100 deles portugueses. O alojamento foi muito original: um enorme navio ancorado no Porto de Génova. A iniciativa fez parte da comemoração dos 500 anos da descoberta da América pelo navegador genovês Cristóvão Colombo.

OUTRAS DATAS

1 de fevereiro de 1992 Dedicação da Igreja de S. João Bosco, Mirandela

Maio 1992 Eleição do português António Guilhermino Pires para Presidente da Confederação Mundial dos Antigos Alunos

24 de julho de 1993 Pe. José Pacheco nomeado Procurador Geral da Congregação

30 de março a 3 de abril de 1996 III Acampamento D. Bosco – Escuteiros – em Évora

Publicado no Boletim Salesiano n.º 595 de novembro/dezembro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados