Boletim Salesiano, 1902-1931: Anos de expansão e comemorações

Nos 120 anos da edição portuguesa do Boletim Salesiano, destacamos datas e acontecimentos que marcaram a história da Congregação em Portugal e no mundo.

Fevereiro 1902

Em Português

Na primeira edição do Boletim Salesiano em português é o Beato Pe. Miguel Rua que anuncia aos “cooperadores de Portugal e do Brasil” o começo da publicação “no vosso belo idioma”, “língua de Vieira e de Camões”.

1902

As Viagens de D. João Cagliero

Nos primeiros anos de publicação do BS em Português são muito frequentes as “Notícias de aquém e além mar”, das Missões “Euntes docete omnes gentes”, e as notícias sobre as presenças salesianas no Brasil e na América Latina. Um resumo dos 25 anos de apostolado do Bispo e Vigário Apostólico D. João Cagliero é apresentado com alguns números numa edição especial do Boletim Salesiano em 1902. “Nas excursões que tem feito […] percorreu aproximadamente 500.000 quilómetros, se considerarmos as suas viagens pela Europa, pela América e pelo mar. Nove vezes sulcou o Atlântico, indo e vindo da Europa; duas vezes o Pacífico, de Valparaíso a Montevideo, passando pelo Estreito de Magalhães; quatro vezes foi ao Brasil, de Montevideo ao Rio de Janeiro, contando as idas e as voltas; catorze de Viedma a Buenos Aires, duas de Viedma ao Chubut e vice-versa. Nos anos 1886-87 percorreu em sete meses 13.900 quilómetros de comboio, a cavalo, por rios e mares, quebrando na passagem na Cordilheira várias costelas numa dolorosa queda. Viajou pelos rios Prata, Paraná, Paraguai, Uruguai, Negro e Chubut. Percorreu o Brasil até ao Amazonas, passando por Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Visitou as Províncias de Santa Fé, Córdoba, S. Luís, Mendonza, Entre-Rio, etc. Pela Europa viajou várias vezes: andou pela Itália Setentrional e Meridional, indo até à Sicília. Visitando as Casas Salesianas, esteve em Espanha, França, Portugal, Bélgica e Inglaterra”.

Leia também  Renascer: Quaresma, caminho para a Páscoa
1915

Centenário do Nascimento

A 16 de agosto de 1915, na aldeia dos Becchi, era solenemente benzida a primeira pedra do Santuário de Maria Auxiliadora. O BS noticiou os festejos presididos pelo Reitor-Mor, Pe. Paulo Albera, em Valsalice e Castelnuovo d’Asti.

1924

Congresso em Buenos Aires

Para a assinalar os 50 anos da Primeira Expedição Missionária, a 11 de novembro de 1875, realizou-se na Argentina o 1.º Congresso Internacional das Missões Salesianas.

1925

Sonho dos nove anos

Em 1925, em Roma, uma cerimónia no Colégio do Sagrado Coração de Jesus assinalou os 100 anos do sonho visionário de Dom Bosco. Na foto o Reitor-Mor, Beato Pe. Filipe Rinaldi, o Cardeal D. João Cagliero e o Ministro da Instrução Pública.

1929

Beatificação de Dom Bosco

A beatificação de São João Bosco, a 2 de junho de 1929, pelo Papa Pio XI foi um acontecimento de grande relevância para a Igreja e para a Família Salesiana. De tal modo que, relatava o Boletim Salesiano, “numerosas romarias” chegaram a Roma vindas de Itália, da Europa e também de outras partes do mundo. A Basílica de São Pedro encheu-se de “portadores de bilhetes especiais”. “A Praça de São Pedro regurgitava de povo”. Ao escurecer, a Basílica de São Pedro foi iluminada com lanternas pelos “sampietrini”. “Uma visão fantástica”.

As comemorações incluíram no dia 3 de junho uma receção à Família Salesiana no Vaticano pelo Papa Pio XI no Pátio de São Dâmaso. “O mundo salesiano lá estava todo”, incluindo “os alunos todos, a começar pelo mais velho, o venerando Pe. Francesia”. Diante do trono pontifício foi reservada uma grande área para os Superiores, alunos, Cooperadores e Filhas de Maria Auxiliadora e as suas alunas.

Leia também  Curso de Formação para Formadores na UPS

A festa não se cingiu a Roma, e em Portugal houve também homenagens em Lisboa e no Porto noticiadas pelo BS e imprensa nacional.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 592 de maio/junho de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados