fbpx

O voluntariado Missionário Salesiano

Salesianos > Documentos > O voluntariado Missionário Salesiano

O fogo missionário aceso por Dom Bosco no seu Oratório continua hoje nas Casas salesianas quando se apresentam aos jovens grandes ideais de vida e quando se oferece aos jovens a possibilidade de canalizar a própria generosidade a projetos fascinantes de solidariedade e missão. Esta é a Alma do voluntariado.

Nestes últimos anos, particularmente depois do CG24, a Sociedade Salesiana refletiu sobre a grande oportunidade pastoral, educativa, vocacional e missionária do Voluntariado. Por isso, os Setores da PJ e das Missões estão a promover pelas Inspetorias o desenvolvimento deste grande dom tanto para os próprios jovens quanto para a Congregação e para a transformação do Mundo.

Na Sociedade Civil e também na Missão Salesiana podem-se encontrar diversos tipos de voluntariado: aquele mais centrado na educação de quem o realiza ou o de um empenho oblativo mais maduro; aquele onde mais se acentua ou a dimensão social ou a missionária.

Há tipos de voluntariado que duram pouco tempo, mas com atividades sistemáticas e experiências mais intensas. Há-os também de mais longa duração. Há quem o faça no próprio país. Mas há também quem prefira fazê-lo no exterior.

Sem tirar o valor de outras formas, o voluntariado de que tratamos aqui é o Voluntariado Missionário Salesiano.

Voluntariado – Não se confunde com a cooperação ou com outras atividades educativas e humanitárias, também importantes para a missão. O voluntariado faz-se livremente, por solidariedade e de modo gratuito, com uma dimensão laical e profissional que exige competência e preparação;

Missionário – Isto não quer dizer que se concentre apenas no anúncio explícito do Evangelho ou num trabalho diretamente pastoral – coisa vital e importante, quando se pode fazer. Ele aponta as motivações e o testemunho de vida. O voluntário, animado pela sua Fé cristã, participa no processo de evangelização mediante a sua atuação profissional. É de facto uma válida caminhada de maturação na santidade juvenil;

Salesiano – É uma característica carismática do nosso voluntariado: é afinidade com o mundo juvenil, com a educação; e tudo animado por um coração ‘oratoriano’ e pelo espírito de família que sabe inserir-se numa Comunidade educativa, num Projeto Educativo-Pastoral .

A riqueza do voluntariado na missão salesiana é que regenera a pastoral, transmitindo-lhe um novo entusiasmo e novos horizontes. É de fato um meio privilegiado para o crescimento e a formação integral, para a realização do projeto pessoal de vida e de descoberta da vocação. Enfim, o ‘Voluntariado Missionário Salesiano’ é um precioso e concreto auxílio para a Missão salesiana e uma proposta válida para a educação na Fé dos jovens.

Artigos Relacionados