Escolas e Casas Salesianas vivem o Tempo de Advento e Natal

Escolas e Casas Salesianas vivem o Tempo de Advento e Natal

As Escolas e Casas Salesianas de toda a Província estão a promover ações de preparação do Natal neste Tempo do Advento. O nascimento de Jesus é um tempo de fé, de celebração e também de iniciativas solidárias.

Com o objetivo de criar um projeto cristão para jovens dos 16 aos 18 anos durante o Natal, que combine oração, formação e solidariedade, a Pastoral dos Salesianos de Évora criou o “Natal em Missão”.  São destinatários deste projeto os adolescentes do ensino secundário dos Salesianos de Évora, ou de outras escolas da cidade, e que se estejam a preparar para a Confirmação ou já tenham celebrado o sacramento. O objetivo é ajudar os jovens a viver o Natal num espírito de fé, generosidade e missão, fortalecendo valores como a empatia, o serviço e a responsabilidade.

A Santa Casa da Misericórdia de Évora, o Serviço Solsal dos Salesianos de Évora, a Paróquia e o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora funcionam como entidades parceiras no projeto. O projeto integra encontros semanais de formação humana e cristã, momentos de oração e reflexão e atividades de voluntariado junto de idosos, famílias vulneráveis e pessoas em situação de exclusão. Durante as quatro semanas do tempo litúrgico do Advento, ações na véspera e no dia de Natal, os voluntários do “Natal em Missão” vão participar em várias ações, designadamente, na vigília de Natal, na ceia solidária, na missão de rua e no acompanhamento de idosos que passam o Natal sozinhos. Os jovens terão ainda um encontro final já em janeiro.

Em sintonia com o espírito do Advento, o Solsal e a Pastoral dos Salesianos de Évora também lançaram para este tempo litúrgico duas propostas que ajudam a comunidade educativa a viver melhor este período tão especial. O Serviço SolSal faz um convite à partilha e à solidariedade, motivando os alunos a partilhar um pouco com quem mais precisa. Pode ser um presente, um alimento ou um gesto de carinho. São pequenos gestos que têm o poder de gerar grande esperança. A Pastoral apela à vivência de uma atitude diferente, o “despertar para a luz”, ou seja, a preparar o coração para receber o Menino Jesus, Deus connosco, seguindo a estrela em tempo de Advento.

Em Mirandela, no dia 6 de dezembro, a comunidade paroquial participou no Retiro de Advento que inclui um tema para reflexão, um tempo para as confissões e a Eucaristia. O Professor Bernardino Henriques fez uma intervenção de modo a ajudar os participantes a refletir no caminho do Advento.

Celebrações e tradições

Nos dias 10 e 11 de dezembro, os alunos dos Salesianos do Funchal tiveram a oportunidade de se preparar espiritualmente para o Natal, realizando o Sacramento da Reconciliação.

Os alunos dos Salesianos do Funchal estão a preparar os Cabazes Solidários de Natal. Cada turma prepara um cabaz destinado a uma família necessitada ligada à obra dos Salesianos do Funchal, que serão concluídos no último dia de aulas, na Festa de Natal da escola, para serem entregues às famílias. Para celebrar este tempo especial, os alunos estão a construir um presépio em forma de estrela/bússola, em cada sala de aulas, acompanhando os bons-dias diários. Em cada dia, as turmas recebem uma figura que vão colocando no seu presépio no final da oração diária. O ambiente da escola é de festa com decorações natalícias espalhadas pelo edifício.

Uma tradição madeirense com vários séculos, as Missas do Parto ajudam a preparar o coração para receber Jesus, meditando na figura de Maria na sua gravidez. A celebração de Eucaristias diárias nos dias que precedem o Natal é uma experiência rica de fé comunitária, com cânticos e rituais tradicionais. De 13 a 21 de dezembro, todos os dias às 19 horas na igreja dos Salesianos, Paróquia de Fátima.

Tempo de partilha e de solidariedade

No Serviço SolSal dos Salesianos de Lisboa foi criado um Calendário de Advento diferente e especial. Em vez de doces, chocolates ou pequenos presentes, a cada dia, as crianças e os jovens encontram um desafio. Cada proposta desafia os jovens a olhar para dentro e a expressar aquilo que, sendo invisível, molda a forma como habitam o mundo: a gratidão que se aprende, a esperança que se partilha, a ternura que se treina, mesmo quando a vida não facilita. Para muitos jovens, este tempo abre espaço para pensar, sentir e imaginar aquilo que verdadeiramente sustenta uma comunidade: a capacidade de cuidar uns dos outros. Entre as atividades realizadas, emergiram desenhos que falam por si. São representações simbólicas de ofertas não materiais como o afeto, a amizade, a presença, os gestos que não cabem numa caixa, mas reorganizam a vida de quem os recebe. Há uma honestidade no traço que escapa às palavras: os jovens sabem nomear o essencial, mesmo quando ainda procuram o seu lugar no mundo.

De 2 a 16 de dezembro, os Salesianos do Porto com o Serviço Social SolSal estão a recolher bens essenciais como produtos alimentares, de higiene pessoal, jogos de tabuleiro e brinquedos que serão entregues a três instituições da cidade: a Porta Solidária da Paróquia Senhora da Conceição, o Centro de Atividades de Tempos Livres das Fontainhas e a Creche da Associação de Solidariedade Social Senhor do Bonfim.

O Serviço Social SolSal dos Salesianos de Manique também está a fazer a recolha de bens essenciais para os Cabazes de Natal. Uma forma de sublinhar que o Natal é também tempo de partilha e de solidariedade. Até 18 de dezembro é possível contribuir.

No domingo, 14 de dezembro, às 16 horas, a igreja dos Salesianos do Estoril será o palco do XXIII Concerto de Natal do Coro Vozes do Mar, dirigido pelo Maestro António Ferreira. O concerto contará com a participação especial do Coral Vozes do Estoril e do Coro Juvenil Cascais-Estoril, sob direção da Maestrina Margarida Simas, num encontro harmonioso entre gerações, vozes e tradições musicais. A entrada é livre.

Artigos Relacionados