Boletim Salesiano, 1962-1991: Centenário e o Concílio Vaticano II

Nos 120 anos da edição portuguesa do Boletim Salesiano, destacamos datas e acontecimentos que marcaram a história da Congregação em Portugal e no mundo.

1988

Centenário da Morte do “Pai e Mestre da Juventude”

As comemorações do Centenário da morte de D. Bosco estenderam-se durante um ano. O primeiro evento em Portugal foi presidido por Marcelo Rebelo de Sousa, que proferiu uma palestra no Palácio Foz em Lisboa no dia 30 de janeiro.

No dia 31, a mais singela manifestação decorria nos aposentos de Dom Bosco em Valdocco: ali reuniram-se os Conselhos Gerais da Família Salesiana em oração.

Em Lisboa, a praça que junta o Cemitério dos Prazeres, a Igreja de N.ª Sr.ª Auxiliadora e as Oficinas de São José – e que havia tomado o nome Praça São João Bosco em 1982 –, foi o palco dos festejos do 31 de janeiro com a cerimónia de inauguração da estátua de
D. Bosco. Presidiu à sessão o Presidente da República, Mário Soares. De seguida na igreja dos salesianos, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, presidiu à Eucaristia.

Ao Reitor-Mor, Pe. Egídio Viganò, o Papa João Paulo II envia a carta Juvenum Patris (“O Pai dos Jovens”). No ano seguinte proclama-o “Pai e Mestre da Juventude”. Em setembro de 88 o Papa visita Turim e os lugares salesianos, incluindo a “casetta”. Para o fim, estava reservada uma grande festa no Porto. Milhares de pessoas na “Cidade Invicta”, desfilando nas ruas do Porto, concentraram-se no Palácio de Cristal.

1962-65

Concílio Vaticano II

No dia 11 de outubro de 1962 foi inaugurado o Concílio Vaticano II, a reunião que modernizou a Igreja. O concílio, que se prolonga até 1965 em quatro sessões, testemunha a morte de João XXIII, o Papa do Concílio e das Encíclicas Mater et Magistra e Pacem in Terris, e a eleição de Paulo VI, o Papa Peregrino, o primeiro Papa a viajar de avião, a visitar a Terra Santa e os cinco continentes. Do concílio saíram a Constituição Dogmática Lumen Gentium, a Bula Dei Verbum e a Constituição Gaudium et spes. Entre os mais de 2.500 Bispos que participaram na reunião que o Boletim Salesiano acompanhou, estiveram 43 Bispos Salesianos (na foto).

Leia também  Hino - Segundas I e III - Vésperas

Salesianos

O apreço pelos anciãos salesianos, manifestado por antigos alunos, por salesianos e pela Igreja em geral, foi documentado por várias vezes nas páginas do Boletim Salesiano. As comemorações aniversárias de vida religiosa do Pe. Pedro Vicente Morais, do Pe. Paulo Colussi, do Pe. Luís Maffini ou do Pe. Hermenegildo Carrà foram demonstrativas da grande estima que estes salesianos receberam em vida.

Pe. Luís Maffini rodeado de antigos alunos na festa das suas bodas de diamante sacerdotais (31 de março de 1963)

Devoção a Fátima

Fátima é desde cedo centro de devoção da Família Salesiana. A colocação da estátua de São João Bosco na colunata do Santuário em 1960 é prova disso. As peregrinações nacionais salesianas chegaram a levar vários milhares de fiéis ao Santuário mariano.

OUTRAS DATAS

14 de maio de 1962 Centenário dos votos públicos na Congregação dos primeiros 22 Salesianos

7 de novembro de 1962 Inauguração do Instituto de Ciências Psicopedagógicas

1962 Pe. Manuel Geraldo Gonçalves, sdb, nomeado Vigário-Geral da Arquidiocese de Lourenço Marques, Moçambique

1962 Comunidade Salesiana do Vaticano completa 25 anos na direção da Tipografia do Vaticano e na administração do L’Osservatore Romano

1965 Inaugurado Santuário do Colle

1972 Casa Generalícia é transferida de Turim para Roma

29 de outubro de 1972 Beatificação do Pe. Miguel Rua

1978 “Projeto África” impulsiona a presença salesiana no “Primeiro Continente”

1988 Estreia filme «Dom Bosco»

14 de maio de 1988 Dia da Fidelidade, consagrados salesianos em todas as casas salesianas do mundo renovam votos

8 a 11 de julho de 1988 Congresso Internacional de Nossa Senhora Auxiliadora em Valdocco

15 de agosto de 1988 Publicada Carta Apostólica Mulieris Dignitatem de João Paulo II

3 de setembro de 1988 Beatificação de Laura Vicunha

Leia também  Encontros MJS 2024: Avançamos no Sonho!

Novembro de 1988 Reitor-Mor, Pe. Egídio Viganò, visita Timor-Leste

1989 João Paulo II proclama D. Bosco como “Pai e Mestre da Juventude”

Publicado no Boletim Salesiano n.º 594 – setembro/outubro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados