Novena a Nossa Senhora Auxiliadora 2022

Aproxima-se a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, solenidade assinalada no dia 24 de maio. Os Salesianos promovem mais uma vez uma novena em honra de Maria Auxiliadora dos Cristãos, padroeira da Família Salesiana e das obras salesianas.

Este ano, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, entregou a tarefa da sua preparação aos Salesianos Cooperadores e à Equipa de Comunicação dos Salesianos de Nápoles. A novena mundial, que vai decorrer de 15 a 23 de maio, é inspirada no Lema da Família Salesiana para 2022 “Fazei tudo por amor e nada por força”, e retomará nove invocações das Ladainhas Lauretanas, a cada uma das quais corresponderá uma realidade da vida quotidiana, centrada na maternidade de Maria que acolhe e protege a todos sob o seu manto. 

Os materiais produzidos, vídeo e folhetos, serão disponibilizados com um dia de antecedência nos diferentes canais linguísticos da Agência ANS do Youtube (italianoespanholfrancêsinglês e português ) e no site da Congregação em www.sdb.org. Mas não só: este ano, para ir ao encontro do grande número de utentes que navegam pela rede através dos smartphones, serão tornados disponíveis nas mesmas línguas, também através do novo canal Telegram ligado ao sítio SDB.org.

Cada vídeo incluirá em diferentes momentos uma história contemporânea, redigida pelo salesiano Pe. Bruno Ferrero; o comentário do Reitor-Mor; uma referência salesiana com o testemunho de um Salesiano Cooperador; e, para encerrar, a oração final de invocação a Maria.

A Festa de Maria Auxiliadora é celebrada a 24 de maio. A data foi fixada pelo Papa Pio VII em memória da sua chegada a Roma a 24 de maio de 1814, após o exílio imposto por Napoleão Bonaparte, em Fontainebleau. Inicialmente a festa limitava-se à Igreja de Roma, mas foi logo assumida pelas Dioceses toscanas (1816) e, a seguir, estendida a toda a Igreja Católica. A difusão da devoção a Maria Auxiliadora, ou Nossa Senhora Auxiliadora, é atribuída a São João Bosco, que a escolheu como Padroeira principal da Família Salesiana e das suas Obras.

Leia também  Rostos da Casa: Margarida Pereira

Já é possível ver o vídeo de apresentação da celebração deste ano.

Artigos Relacionados