fbpx

Futuro de esperança: somos protagonistas de um sonho de imenso bem

Salesianos > Opinião > Futuro de esperança: somos protagonistas de um sonho de imenso bem

Editorial do Boletim Salesiano n.º 579 de Março/Abril de 2020.

Encontrando-me em Valdocco (Turim), a participar no Capítulo Geral 28, juntamente com o Pe. Juan Freitas e o Pe. Tarcízio Morais, sinto que de alguma maneira estais aqui também vós todos, queridos jovens, membros da Família Salesiana e amigos da Obra salesiana de Portugal e Cabo Verde. Pois sentis que este lugar é vosso, a nossa casa-mãe, e que o tema em reflexão também vos diz respeito. Com o vosso interesse e oração estabeleceis uma ligação espiritual que serve de suporte ao trabalho destas semanas.

A experiência que estamos a viver permite-nos, antes de mais, revisitar as raízes do nosso Carisma. Inspirados pela mensagem do Reitor-Mor, parece-nos voltar àquele janeiro de 1854, nos aposentos de Dom Bosco, e estarmos entre aqueles primeiros três jovenzinhos salesianos, fãs e protagonistas de um sonho de imenso bem!

E este voltar atrás no tempo leva-nos a purificar o nosso presente, restaurando energias e recuperando o brilho da essência da nossa vocação, do nosso ser: salesiano consagrado pelo bem dos jovens! “Que Salesiano…?”

Sentimos então muito forte o apelo a olharmos o futuro cheios de esperança. Procuramos assim, mais uma vez, caminhos de alegre fidelidade e de ousadas opções, sempre com as crianças e jovens de hoje no nosso coração, pois eles ocupam-no todo, como acontecia a São João Bosco: “Sois o meu único e contínuo pensamento”, ou ainda “Estas palavras são de quem vos ama ternamente em Jesus Cristo e tem o dever de vos falar com a liberdade de um pai” (Carta de Roma, 1884)! Tal propósito tem em nós um efeito fantástico: sentimo-nos extremamente livres, sem receio de nos questionarmos, de nos repensarmos! Diante de um mundo em mudanças e de novos desafios juvenis, sentimo-nos motivados a reforçar a vida espiritual, para que Cristo assuma sempre o comando, o Evangelho aconteça e se exprima em autêntica comunhão de vida – o lugar e a fonte da fecunda e criativa missão cristã salesiana!

Artigos Relacionados