Visita Provincial a Lisboa, acompanhar a comunidade e a missão

Notícia atualizada, 19 de março, às 9h16

O Provincial dos Salesianos em Portugal, Pe. Tarcízio Morais, iniciou, no dia 12 de março, a visita de animação à presença Salesiana de Lisboa que inclui a sede da Província, a Fundação Salesianos, os Salesianos de Lisboa e as Paróquias de Santo Condestável e de Nossa Senhora dos Prazeres. De 12 a 18 de março de 2024, procurou reunir com o maior número de elementos que compõem a comunidade, salesianos, colaboradores docentes e não docentes e alunos.

Em comunicação enviada aos salesianos da comunidade para o início e a conclusão da visita, o Provincial citou o Artigo 49 das Constituições Salesianas: “Viver e trabalhar juntos é para nós, salesianos, uma exigência fundamental e um caminho seguro para realizar a nossa vocação. Por isso reunimo-nos em comunidades, nas quais nos amamos mutuamente até ao ponto de partilhar tudo em espírito de família, e construímos a comunhão das pessoas. A comunidade reflete o mistério da Santíssima Trindade; nela encontramos uma resposta às aspirações profundas do coração e tornamo-nos para os jovens sinais de amor e de unidade”.

Ao longo da semana, o Superior da Província presidiu à Eucaristia e aproveitou as “Boas-Noites” para partilhar com a comunidade algumas meditações.

Encontrou-se com os vários corresponsáveis leigos da missão, tendo tido alguns encontros alargados com funcionários e docentes, e outros, particulares, com o Diretor Pedagógico, José Morais, diretores de ciclo, equipa de pastoral, departamento de psicologia, ArtiSport, Serviço SolSal, Administração, entre outros.

Nos “Bons-Dias” semanais na igreja da escola, para todos os alunos dos vários ciclos de ensino, o Provincial pôde contactar diretamente com os destinatários do trabalho salesiano, as crianças e jovens.

Encontro com os colaboradores da sede da Província

Num encontro familiar, no dia 13, na Casa Dom Bosco, o Pe. Tarcízio reuniu-se com os cerca de 20 colaboradores da sede.

Leia também  25 anos do Musicentro: uma casa com música

Destacando a importância do trabalho destes colaboradores, que apoiam as várias obras e presenças salesianas, em Portugal e Cabo Verde, o Pe. Tarcízio Morais começou por fazer um agradecimento a quem tem a “responsabilidade de gerir processos” que dizem respeito “à Província”.

Recordando que todos trabalham com uma “missão”, lembrou os 9 mil alunos que frequentam as diferentes escolas salesianas em Portugal e Cabo Verde. “Trabalhamos todos com uma missão: o bem de tantas crianças, adolescentes e jovens que estão connosco todos os dias”, sublinhou.

Em linha com o pensamento do Papa Francisco, para o Provincial dos Salesianos é importante que os colaboradores possam “cuidar uns dos outros”, uma vez que “o cuidado com as pessoas é fundamental”. Para o Pe. Tarcízio Morais, é este cuidado que “faz a diferença” no trabalho que é desenvolvido na sede da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.

Encontro com os jovens em caminho vocacional

Para além do ambiente da escola, houve também um tempo especial para o acompanhamento dos jovens em caminho vocacional que integram o Teologado, e dos responsáveis da comunidade formativa a funcionar há sensivelmente um ano e meio na sede da Província. O Pe. Tarcízio teve também colóquios individuais com todos os salesianos da sede.

Na tarde de dia 18, o encontro conclusivo foi com a comunidade salesiana. “Ao terminarmos a visita provincial deste ano, rezemos ao Senhor para que continue a guiar-nos e a acompanhar-nos na nossa comunidade e na missão que aqui desenvolvemos. A Cristo, Senhor da história, que nos prometeu o espírito de verdade, de sabedoria e de bondade para discernir a vontade do Pai e vivificar a sua Igreja no trabalho e na santidade, dirijamos a nossa oração confiante, no fim desta visita provincial, para que nos confirme na fidelidade à nossa vocação e renove a nossa ação”, pediu.

Leia também  Grupo de peregrinos salesianos em Fátima para as celebrações do 13 de outubro

Previstas nos Regulamentos Gerais da Congregação, as Visitas Provinciais são uma oportunidade de promover a comunhão fraterna e de reforçar a missão comum e a proximidade entre os irmãos e as comunidades.

Artigos Relacionados