Ucrânia: o inverno que mata

Os Salesianos continuam, na Ucrânia, a cuidar de quem é mais vulnerável. O inverno na Europa de Leste mata com temperaturas a chegar aos -25 e -30 graus C. 

Hoje em dia, com a destruição causada pela guerra, muitas são as casas que têm janelas ou paredes danificadas. Os Salesianos que se encontram no terreno estão a dar conta de que os residentes não dispõem de meios para isolar as suas habitações, nem têm roupa quente ou cobertores suficientes. 

O Pe. George Menamparampil, Coordenador de Emergência da Congregação Salesiana, e Angel Gudiña, Coordenador da Rede Don Bosco, estão a liderar a Equipa de Coordenação de Varsóvia para a Emergência na Ucrânia. Este é um projeto financiado pelas doações que estão a receber da Família Salesiana de todo o mundo.

Saiba como pode contribuir aqui.

O que têm feito e o que é preciso fazer

A Equipa de Coordenação de Varsóvia para a Emergência na Ucrânia recolheu informações sobre as principais necessidades. Alimentação, vestuário quente, isolamento, geradores de eletricidade e combustíveis são as principais necessidades identificadas.

  1. De modo a armazenar alimentos e artigos não alimentares, enviados a granel da Polónia, foi contratado um armazém em Lviv. As comunidades salesianas locais recolheram e distribuíram esses bens por todo o país. 
  2. Os Salesianos na Ucrânia contaram, ainda, com apoio financeiro destinado à manutenção dos edifícios, aquecimento e eletricidade. Os edifícios tornam-se, assim, lugares mais seguros e quentes quer para os habitantes locais, quer para os deslocados internos.  
  3. No que a melhorias diz respeito foram efetuadas as seguintes alterações nas casas Salesianas:
    • em Bóbrka, o telhado foi isolado, a chaminé foi selada e foi comprada uma caldeira de água;
    • em Przemyślany, o sótão da casa foi isolado termicamente, e foi comprado carvão e lenha;
    • em Zhytomyr foram distribuídos casacos de inverno, botas e alimentos; as janelas e portas foram substituídas por outras que oferecem mais isolamento; foi instalado um tanque de reserva de água. 
  4. No início de fevereiro vão chegar à Polónia mais dois contentores, enviados pela SM-USA, que levarão refeições prontas a consumir. Este apoio deverá, depois, ser transportado para a Ucrânia.
Leia também  JMJ Lisboa 2023: Levar a Jornada Mundial da Juventude à rua

Neste momento, este projeto de apoio à Ucrânia continua a ser suportado pelas seguintes organizações: Misiones Salesianas – Espanha, Don Bosco Mondo – Alemanha, VIS – Itália, Jugendhilfe Weltweit – Suíça, Don Bosco Mission – Austria, Bosco Aid – Irlanda, Don Bosco Mission Office – Canada, Inspetoria GBR – Grã-Bretanha, Salesian Cooperators, Salesian Missions – Australia, Don Bosco Global – Espanha, e as Inspetorias polacas PLS e PLE.

“Fazemos o que podemos. Gostaríamos de fazer mais. É preciso muito mais. As nossas reparações e manutenções não conseguem acompanhar o ritmo da nova destruição dia após dia. Apesar de estarmos cada dia mais atrasados, estamos decididos a continuar, não importa o que aconteça.”

Coordenação do projeto

Em Portugal, continuaremos a recolher donativos através da plataforma Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano. Faça o seu donativo.

Artigos Relacionados