Solenidade de São João Bosco: Cinco factos curiosos sobre a vida do Fundador dos Salesianos

Aproxima-se o dia 31 de janeiro, dia da Festa de São João Bosco. Em antecipação a esta data tão importante, recordamos cinco factos curiosos da vida do Santo Fundador dos Salesianos que talvez nem todos conheçam.

Dom Bosco sonhava em ser missionário na Índia. Já no início de sua vida sacerdotal, Dom Bosco tinha um grande desejo de ser missionário na Índia. Mas o desejo de doar-se aos jovens mais pobres e necessitados fez com que optasse por permanecer na sua cidade, Turim.

Dom Bosco criou um método educativo. Quando São João Bosco optou por dedicar a sua vida aos jovens, decidiu usar a educação como instrumento de evangelização, tendo abraçado a educação como uma grande missão. Usou para tal o Sistema Preventivo, método assente em três pilares fundamentais Razão, Religião e Amorevolezza.

A sua vida foi marcada por sonhos. Dom Bosco recebeu de Deus este dom extraordinário: ele herdou, assim como São José, a graça de ter sonhos proféticos e reveladores.

São João Bosco é padroeiro da cidade de Brasília. Um dos sonhos proféticos de São João Bosco dizia respeito à capital brasileira antes mesmo de esta existir. Neste sonho, Dom Bosco descreve com muitos detalhes o lugar que viu. Quando, mais tarde, a cidade foi fundada, a 21 de abril de 1960, Dom Bosco foi escolhido como o seu Patrono.

É o Padroeiro da Juventude. São João Bosco ofereceu a sua vida aos jovens mais pobres. Toda a sua obra é marcada pelo seu amor e pela sua proximidade à juventude. Por isso, o Papa S. João Paulo II o proclamou “Pai e Mestre da Juventude”.

Artigos Relacionados