webinar emaus

SNEC/Salesianos Editora: Apresentados primeiros catecismos do novo itinerário

A Salesianos Editora promoveu webinar para apresentar primeiros catecismos do novo Itinerário de Iniciação à Vida Cristã. Os novos materiais catequéticos da coleção Emaús são o resultado da parceria SNEC/Salesianos Editora.

Centenas de catequistas inscreveram-se no webinar Emaús que a editora dos salesianos organizou na noite de 5 de fevereiro. Orientado pelo Pe. Rui Alberto, o encontro teve como principal objetivo apresentar os títulos “Viver os Sacramentos (AM3)”. Este é o primeiro material catequético a ser editado tendo em vista a implementação do novo Itinerário de Iniciação à Vida Cristã (IVC) que a Comissão Episcopal Portuguesa aprovou em abril de 2022.

Perante cinco centenas de catequistas, o salesiano sacerdote começou por explicar que o IVC propõe quatro tempos diferentes: Despertar da Fé, Iniciação à Vida Cristã, Aprofundamento Mistagógico e Discipulado Missionário.

O terceiro destes quatro tempos tem o nome de Aprofundamento Mistagógico, a fase em que os adolescentes dos 10 aos 14 anos aprofundarão a sua vivência sobre a Bíblia (AM1 – 5.º ano), o Credo (AM2 – 6.º ano), os Sacramentos (AM3 – 7.º ano) e os Mandamentos (AM4 – 8.º ano).

“Viver os Sacramentos (AM3)” ajudará os adolescentes a entender os sacramentos como “lugar onde nos encontramos com Deus”, sublinhou o coordenador do projeto Emaús, o nome dado à coleção de materiais catequéticos do IVC.

O encontro encerrou com o esclarecimento de dúvidas.

Parceria SNEC e Salesianos Editora

A coleção Emaús nasce da parceria estabelecida entre a Fundação SNEC e a Salesianos Editora com o intuito de criar os materiais catequéticos que operacionalizam o Itinerário aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa há dois anos. Os materiais catequéticos serão editados de forma faseada prevendo-se que no Verão estejam editados e publicados o AM4 («Viver na amizade com Cristo») para o 8.º ano de catequese e o DM1 e DM2, correspondentes aos 10.º e 11.º anos de catequese.

Artigos Relacionados