Secretariado Nacional da Educação Cristã e Salesianos assinam parceria para criar recursos para a catequese

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, através da Salesianos Editora, assinaram uma parceria para a criação de novos recursos para a catequese.

A parceria surge após a aprovação pela Conferência Episcopal Portuguesa em abril de 2022 do novo itinerário para a iniciação cristã. O novo “Itinerário de Iniciação Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias” procura atualizar na Igreja portuguesa as intuições pastorais do Papa Francisco e encontrar os melhores caminhos para iniciar e acompanhar na fé as crianças, os adolescentes e as suas famílias, num contexto bastante mais descristianizado do que no passado. 

Para desenvolver os materiais catequéticos que irão dar forma a esta proposta, o Secretariado Nacional de Educação Cristã assinou no dia 21 de dezembro uma parceria com a Salesianos Editora. D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) que tutela a catequese, e o Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos, formalizaram o acordo, delegando no SNEC e na Salesianos Editora, respetivamente, as competências para conduzir o processo. O documento foi assinado pelo presidente do SNEC, Fernando Moita, pelo seu administrador, Antero Paulo, e pelo administrador da Salesianos Editora, Orlando Camacho. 

Ao longo dos próximos anos, a editora dos Salesianos em Portugal vai desenvolver os materiais para toda a catequese em Portugal que incluem guia do catequista, livro do catequizando, pasta de apoio com cartazes e fotos, pen multimédia com canções e vídeos e site de apoio.  

“Para a Salesianos Editora será, sem dúvida, um desafio”, adianta o diretor editorial Pe. Rui Alberto. “Mas a partir da experiência recolhida no desenvolvimento do “Projecto GPS” (2007-2009) e do “Ligações. Itinerário de educação à fé” (2018-2021) será uma oportunidade de partilhar com toda a Igreja que está em Portugal o melhor das intuições pastorais, espirituais e educativas de S. João Bosco”. 

Leia também  El Salvador, Parque Industrial Dom Bosco: Uma fábrica de sonhos

Na ocasião, D. António Moiteiro explicou que a parceria pretende unir “esforços e potencialidades” na criação de novos materiais “adequados aos tempos de secularização que vivemos, tendo em vista a formação da identidade cristã nas novas gerações”.

Para os Salesianos, afirmou o Pe. José Aníbal Mendonça, a assinatura deste acordo “é um reconhecimento, da parte da Igreja, do trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área, e uma oportunidade de trazermos o nosso carisma perante o desafio que a CEECDF nos fez”.

Artigos Relacionados