Salesianos na Polónia ajudam Ucrânia

Os Salesianos na Polónia são quem está mais perto a acolher os refugiados e a dar apoio a todos os Salesianos na Ucrânia. “Agradecemos a toda a Família Salesiana do mundo pelo apoio espiritual e material que nos têm dado”, são as palavras que nos chegam dos Salesianos da Polónia.

A ajuda monetária enviada pela Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano e por outras organizações salesianas tem sido importante para estes dias difíceis.

Chega-nos informação que, para além dos valores monetários, muitos são os bens que têm sido enviados. Os primeiros transportes já chegaram ao local, outros estão a ser preparados. A ajuda está a ser fornecida através dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora que trabalham na Ucrânia e que não deixaram o país neste momento de guerra.

Os Salesianos na Polónia estão a oferecer alojamento a muitos refugiados da Ucrânia e a estudantes de outros países que fogem da guerra através da Polónia. Os religiosos estão a organizar e a procurar alojamentos. Além disso, organizam assistência médica, psicológica e jurídica.

O número de refugiados aumenta todos os dias, neste momento 1,5 milhões de ucranianos deixaram a sua terra.

Na Polónia, o governo, preparou pontos de acolhimento onde são distribuídos cobertores e refeições, e onde as pessoas são encaminhadas para os locais de alojamento. Está a ser facilitado todo o processo de passagem na fronteira. Todos os refugiados podem utilizar os transportes públicos gratuitamente, bem como todos aqueles que recolhem estas pessoas não pagam portagens. As operadoras de telecomunicações móveis estão a oferecer cartões SIM gratuitos com um pacote de chamadas e internet.

Artigos Relacionados