Disciplina positiva

Salesianos do Porto participam em projeto europeu de disciplina positiva na educação

Os Salesianos do Porto estão a participar num projeto europeu de disciplina positiva na educação ao abrigo do Programa ERASMUS+, o programa da União Europeia de apoio à educação, à formação, à juventude e ao desporto na Europa. Professores, alunos, pais e encarregados de educação recebem formação.

Denominado “Positive Discipline in European Schools”, este projeto está a ser desenvolvido em conjunto com cinco escolas de França, Bulgária, Polónia, Hungria e Macedónia do Norte.

O programa é cofinanciado pela União Europeia e prevê formações presenciais e remotas para professores, alunos, pais e encarregados de educação, intercâmbios de alunos, encontros regulares para professores, pais, tutores e encarregados de educação para partilha e implementação da formação recebida.

O objetivo pretende alterar o paradigma no que respeita à abordagem dos problemas de disciplina nas escolas e nas famílias, desenvolvendo as competências pessoais, sociais e de aprendizagem dos alunos.

Disciplina positiva

O projeto “Positive Discipline in European Schools” tem como base a formação e tutoria de professores e pais na abordagem dos princípios da disciplina positiva, dotando os educadores de técnicas disciplinares eficazes e empáticas, estratégias de gestão de sala de aula que incentivam o envolvimento e a cooperação dos alunos sem recorrer a medidas punitivas, estratégias parentais para fortalecer as relações entre pais e filhos através de uma comunicação respeitosa e eficaz na família, para estabelecer limites e expetativas em casa, e de reforço positivo no desenvolvimento da autodisciplina.

Nos Salesianos do Porto o projeto é coordenado pela psicóloga do colégio, Mónica Freire, a Vice-diretora Pedagógica, Teresa Correia, e o Diretor, Pe. José Cordeiro, e envolve ainda cinco docentes na equipa de execução do projeto.

Desde o início do programa, em outubro de 2023, foi selecionado um grupo de docentes e de encarregados de educação que frequentou várias formações como workshops para lideranças escolares, criação de currículos, uma formação certificada em Disciplina Positiva pela Associação Americana de Disciplina Positiva.

Leia também  Festa da Comunidade Provincial: Fraternidade

Internamente, na escola, foram depois criados grupos para partilha da formação recebida. Os grupos “Professores ajudam Professores” reúnem às terças-feiras, das 14h15 às 15h, e às quartas-feiras, das 13h30 às 14h15. As reuniões são um espaço para troca de experiências e estratégias entre os educadores, fortalecimento da comunidade escolar e melhoria da eficácia das práticas de disciplina positiva nas salas de aula. Os grupos “Pais Ajudam Pais” reúnem quinzenalmente à sexta-feira, das 18h30 às 20h30 e das 21 às 23 horas, e servem para os pais e encarregados de educação partilharem experiências, estratégias e novas abordagens pedagógicas.

Fazem também parte do projeto, as mobilidades estudantis para o intercâmbio de boas práticas, workshops experimentais sobre o desenvolvimento de competências no domínio da aprendizagem socioemocional, formação em tecnologias de informação e língua inglesa, e o desenvolvimento da criatividade, empreendedorismo, autonomia e de competências sociais e humanas dos alunos envolvidos.

Artigos Relacionados