funchal missa parto

Salesianos do Funchal celebram Missas do Parto

Ricardo Duarte Freitas/ Diário de Notícias da Madeira

Salesianos do Funchal celebram tradição das ilhas da Madeira e Porto Santo.

As Missas do Parto são uma das maiores tradições natalícias das ilhas da Madeira e Porto Santo. Consistem em nove missas celebradas na novena que antecede o dia de Natal, de 16 a 24 de dezembro, em todas as paróquias do arquipélago, ao fim da madrugada. São uma devoção mariana e comemoram a gravidez da Virgem Maria.

Os Salesianos do Funchal celebraram no dia 17 de dezembro, pelas 6h30 a Missa do Parto. A celebração eucarística foi muito animada como manda a tradição madeirense na quadra de Natal. Pais, professores e pessoal não docente foram chamados a parti­cipar na Missa, aberta também a toda a comunidade.

“Esta nossa proposta pretende reavivar as tradições de Natal da nossa ilha, oferecendo aos alunos a oportunidade de viverem estas experiências num contexto escolar, à semelhança do que fa­zem com os pais… mas nestes dias inseridos na Família Salesiana”, referiu o Diretor Pedagógico do Colégio dos Salesianos do Funchal, António Lopes.

A presença salesiana celebrou pela primeira vez nesta quadra natalícia a Noite do Mercado, que decorreu no dia 16 de dezembro, e que levou à escola animação alusiva à quadra para festejar o Natal no 1.° Ciclo. O evento atraiu não só os pais dos alunos, como também os familiares e amigos. Os alunos do 1.° Ciclo puderam per­noitar na escola para na manhã seguinte, terça-feira, 17 de dezembro, participar na Missa do Parto, logo a partir das 6h30, na igreja da paróquia de Fátima.

 

 

 

Artigos Relacionados