Salesianos de Lisboa eliminam garrafas de plástico de uso único nas suas instalações

Com o objetivo de reduzir a quantidade de plástico descartável consumido na escola, a direção dos Salesianos de Lisboa decidiu eliminar as garrafas plásticas de uso único nas suas instalações. A escola instalou dois dispensadores de água filtrada e pretende que o uso de garrafas de água reutilizáveis seja a norma.

No dia 26 de maio, alunos, docentes e funcionários dos Salesianos de Lisboa foram convidados a trazer de casa garrafas de água reutilizáveis. A escola quer reduzir a quantidade de plástico descartável e acabar com a venda de água engarrafada. A medida faz parte do compromisso da escola com o meio ambiente.

A iniciativa surgiu por proposta de uma docente, Sofia Pires, professora de Ciências do 3.º Ciclo e Secundário, e obteve apoio imediato da direção e dos docentes.

A escola instalou dois dispensadores de água filtrada e ofereceu a cada aluno uma garrafa reutilizável.

“Ao eliminar as garrafas plásticas de uso único, estamos a contribuir para a redução de resíduos plásticos que acabam em aterros sanitários e no meio ambiente, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a proteção da vida marinha”, explicou o professor Paulo Miranda, docente dos Salesianos de Lisboa que, com outros professores, está a implementar ações de sensibilização dos alunos para uma maior consciência do impacto ambiental do consumo de recursos.

Os docentes querem alertar os alunos para a necessidade de reduzir o uso de plástico e incentivá-los a adotar práticas mais sustentáveis nas suas vidas diárias.

Os professores dão a cara na campanha de sensibilização que foi feita em todas as turmas e que inclui números associados ao impacto do plástico no meio ambiente.

Artigos Relacionados