Salesianos acompanham outras populações

Os Salesianos têm um estilo de ajuda e acolhimento que o utilizam em todas as circunstâncias, concretizando assim o seu carisma.

Em cada refugiado acolhido, em cada ajuda humanitária enviada, em todas as iniciativas de angariação de fundos ou outras formas de solidariedade os Salesianos querem estar próximos das pessoas cuja as vidas estão feridas. 

É por isso que quando estão a focar toda a força na tragédia atual na Ucrânia com quatro milhões de refugiados em cinco semanas de guerra – os Salesianos permanecem ativos em outras fronteiras humanitárias, onde estão a fazer a sua parte para melhorar vidas.

O Pe George Menamparampil, responsável pela coordenação geral salesiana na resposta à emergência, lembra que existem irmãos e irmãs em dificuldades aos quais não nos podemos esquecer.  No Haiti a recuperação após o terramoto de agosto de 2021 tem sido lenta. Recentemente os Salesianos inauguraram os cursos de curta duração para jovens, homens e mulheres. Eles encontraram emprego na indústria da construção civil para reconstruir todas as casas afetadas. O Tufão Odette nas Filipinas causou grandes danos materiais. A reconstrução de todas as instituições e casas danificadas é um processo longo e complicado. E recentemente. Voltaram os conflitos armados na guerra civil no Sudão do Sul. Mais um conflito que causa e um enorme fluxo de refugiados. O Uganda é o país que tem acolhido estes refugiados.

Artigos Relacionados