Renúncia quaresmal a favor dos Salesianos de Madagáscar afetados pelo ciclone Honde

Iniciado o tempo da Quaresma, os Salesianos da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana vão destinar o resultado da sua renúncia quaresmal aos Salesianos de Madagáscar, afetados pelo ciclone Honde. A comunicação do Provincial, Pe. Tarcízio Morais, foi enviada aos Salesianos da Província na Quarta-Feira de Cinzas.

“Iniciamos hoje, nesta Quarta-feira de Cinzas, o tempo forte da Quaresma. Um tempo para olhar para a nossa vida e recuperarmos o fogo do Amor para transformar em cinza o que em nós deve terminar: o desalento, a falta de esperança, o pecado, a morte. É um tempo favorável para a escuta da Palavra de Deus e para o encontro com o Senhor numa oração mais intensa. É o tempo favorável para a nossa revisão de vida na busca da vontade de Deus. É o tempo da caridade mais sincera, desprendendo-nos do que é supérfluo, fazendo uma experiência de renúncia”, escreve o Padre Tarcízio aos Irmãos da Província.

O Superior da Província recorda as palavras do Papa Francisco na Mensagem para a Quaresma: “Nesta Quaresma, Deus pede-nos que verifiquemos se nas nossas vidas e famílias, nos locais onde trabalhamos, nas comunidades paroquiais ou religiosas, somos capazes de caminhar com os outros, de ouvir, de vencer a tentação de nos entrincheirarmos na nossa autorreferencialidade e de olharmos apenas para as nossas próprias necessidades”.

Nesse sentido, o Pe. Tarcízio propõe destinar o resultado da renúncia quaresmal aos Salesianos de Madagáscar, afetados pelo ciclone Honde, e cita a comunicação do Provincial de Madagáscar, Pe. Innocent Bizimana: “O ciclone Honde causou uma destruição maciça na região de Toliara, afetando gravemente as infra-estruturas, os meios de subsistência e a segurança alimentar das populações locais. Centenas de famílias ficaram sem casa, sem alimentos e com acesso limitado a cuidados médicos. Entre os afetados, 400 pessoas isoladas e 50 famílias inteiras do nosso distrito necessitam de uma resposta rápida e coordenada. A Associação Dom Bosco Toliara, empenhada em ajudar as famílias em dificuldade, está a mobilizar-se para prestar apoio imediato e duradouro a estas pessoas vulneráveis. Precisamos de responder às necessidades urgentes em termos de alimentos, medicamentos e abrigos temporários”.

Leia também  Carta do Reitor-Mor ao Boletim Salesiano

Na mesma carta, o Provincial abre à Família Salesiana em geral e às Comunidades Educativas dos Salesianos da Província a possibilidade de participar também nesta ajuda. Escreve o Pe. Provincial: “Face à necessidade destes nossos irmãos, decidimos que a nossa renúncia quaresmal, comunitária e todas aquelas renúncias (de famílias, de amigos das obras salesianas, de paroquianos) que assim no-las queiram destinar, serão enviadas para esta necessidade urgente da Província dos Salesianos, nossos irmãos, em Madagáscar”.

Artigos Relacionados