Primeira Profissão e Profissões Perpétuas de jovens salesianos

Nos últimos meses vários jovens salesianos completaram importantes etapas da formação vocacional na Congregação Salesiana. Etapas numa caminhada vocacional para que possam continuar sempre a ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens.

No mês de agosto, dia 15, em Roma, deram o “sim” definitivo a Deus e à Congregação Salesiana, os salesianos angolanos estudantes de Teologia que, nos dois últimos anos, estiveram na Comunidade do Porto e que acabam de passar para a comunidade de Lisboa: Abreu Ngowa, Daniel Kaliquita, Francisco Chimuco, Jacob Culembe. A celebração decorreu na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim.

No dia 8 de setembro, em Roma, na paróquia da Santíssima Trindade de Genzano, fez a Profissão Religiosa, com votos temporários, o Janick Moreira Furtado. Natural da Cidade da Praia, Santiago, Cabo Verde, Janick começou em 2016 a sua experiência vocacional na comunidade salesiana de São Vicente, em Cabo Verde. Passou depois pelo aspirantado no Estoril, interrompido pelos estudos de filosofia na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, regressando ao aspirantado, e depois no pré-noviciado, em Manique. Em 2021-2022 fez o noviciado em Genzano, Roma. Este ano, 2022-2023, iniciará o pós-noviciado em Roma, no Instituto Salesiano San Tarcisio.

A celebração foi presidida pelo Pe. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, com a participação do Pe. Juan Carlos Pérez Godoy, Conselheiro para a Região Mediterrânea. A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana esteve representada na celebração pelo Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, pelo Pe. Juan Freitas, formador no aspirantado e pré-noviciado, e pelo Pe. João de Brito, que era diretor em São Vicente quando o Janick ali fez uma experiência vocacional comunitária.

A renovação da profissão temporária de António Arrobas, sdb, também no dia 8 de setembro, decorreu na comunidade dos Salesianos de Évora, onde se encontra este ano o jovem salesiano tirocinante.

Leia também  Sobre o sentido pastoral das bênçãos: “Fiducia Supplicans”

No dia 10 de setembro, teve lugar a Profissão Perpétua como Salesiano de Dom Bosco de Ricardo Mendes. A cerimónia foi presidida pelo Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, e decorreu na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Lisboa.

Artigos Relacionados