Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV, completa 70 anos no dia 14 de setembro. Este será o primeiro aniversário que vai celebrar como Pontífice da Igreja Católica.
Com quatro meses de pontificado, o Papa Leão XIV vai celebrar 70 anos de vida. Robert Francis Prevost nasceu a 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos da América. Passou a infância e juventude nos Estados Unidos. Estudou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e na Universidade de Villanova, na Pensilvânia. Em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho. Fez a primeira profissão em 1978 e em 1981 emitiu os votos perpétuos. Licenciou-se em Teologia na Catholic Theological Union de Chicago. Aos 27 anos, foi enviado pelos seus superiores para Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino. Foi ordenado sacerdote em 1982 e, três anos depois, quando preparava a tese de doutoramento, foi enviado para a missão agostiniana de Chulucanas, no Peru. Foi Superior da Ordem de Santo Agostinho em dois mandatos seguidos (2001-2013). Em 2015, o Papa Francisco nomeia-o Bispo de Chiclayo. No ano 2023 é escolhido para Prefeito do Dicastério para os Bispos e promovido a Arcebispo. Ainda nesse ano é feito Cardeal pelo Papa Francisco e nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos.
Na primeira bênção Urbi et Orbi, no dia da sua eleição, a 8 de maio, as primeiras palavras de Leão XIV foram “A paz esteja com todos vós!”. E insistiu: “Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco! Esta é a paz de Cristo Ressuscitado, uma paz desarmada e uma paz que desarma, que é humilde e perseverante. Que vem de Deus, do Deus que nos ama a todos incondicionalmente”.
Iniciou o Ministério Petrino como Bispo de Roma, na Praça de São Pedro, a 18 de maio. Como lema do Pontificado escolheu as palavras de Santo Agostinho “In Illo uno unum” (No único Cristo somos um), uma afirmação da necessidade de unir a Igreja. Tem defendido uma igreja para servir a fé do povo, próxima dos pobres, “uma Igreja pobre, que caminha com os pobres, que serve os pobres”, próxima dos migrantes e da realidade social.
Na última quinta-feira, num encontro com cerca de 200 Bispos nomeados recentemente, recordou os desafios que a Igreja encontra para estar próxima. Que encarna a escolha de Jesus e se revela na comunhão com Deus.
No domingo, dia do seu aniversário natalício, Leão XIV irá cumprir o calendário de atividades habitual. Pelas 12 horas irá rezar o Angelus com os fiéis na Praça de São Pedro. Às 17 horas, vai presidir a uma celebração pelos mártires e testemunhas da fé do século XXI, juntamente com representantes de outras Igrejas e comunidades cristãs, na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros.