O Boletim Salesiano num tempo de mudança

Aproxima-se a reunião de Diretores do Boletim Salesiano. Valdocco vai receber de 21 a 26 de abril diretores e colaboradores de várias edições do Boletim Salesiano para o encontro promovido pelo Sector da Comunicação Social da Congregação.

Em preparação do encontro, a Agência de Notícias Salesiana está a publicar reflexões de vários salesianos sobre a publicação fundada por São João Bosco em 1877.

O Pe. Bruno Ferrero, diretor do Boletim Salesiano italiano, sublinha “a inquietação evangelizadora e o instinto comunicativo” como duas características de São João Bosco que levaram à criação da publicação em 1877. Para o sacerdote salesiano, Dom Bosco compreendeu a importância de divulgar as “boas obras” que levava a cabo e assim reunir apoio à sua volta.

Ainda hoje, refere, cabe ao BS a responsabilidade de ser um cartão de visita da Congregação, que espelhe, pelo seu conteúdo, estilo e aspeto gráfico o dinamismo da presença salesiana no mundo. “O BS coloca-se num nicho de ligação afetiva com todos os membros da Família Salesiana e os amigos de Dom Bosco e suas obras”, continua.

Conservando-se como uma publicação popular, o BS italiano segue como parâmetros editoriais a paixão pela missão da Congregação; a globalização do carisma salesiano e das obras; a inovação, e a qualidade da apresentação jornalística e do seu conteúdo, tão variado quanto possível. As histórias e as vivências humanas publicadas no Boletim Salesiano italiano continuam, na sua opinião, a agregar a atenção dos leitores e a gerar empatia, ajudando o público a conhecer a obra salesiana e a aprofundar várias temáticas, sempre com o objetivo de “difundir os valores que estão na base da visão salesiana e cristã da vida”.

Artigos Relacionados