Novas oportunidades de formação para jovens etíopes

Em Macalé, na Etiópia, abriu um novo espaço no “Don Bosco Poly Technic College” para formação de técnicos de manutenção de veículos.

No dia 30 de maio, em Macalé, na Etiópia, realizou-se a cerimónia de abertura de um novo espaço no “Don Bosco Poly Technic College”, do Instituto Técnico-Profissional Salesiano, onde vai funcionar o programa “TechPro2” de formação de técnicos de manutenção de veículos.

A implementação do programa foi possível graças à colaboração entre a Fundação Onlus “Opera Don Bosco”, com sede em Milão, e a multinacional italiana CNH Industrial, construtor dos veículos comerciais IVECO, entre outros. O gigante industrial dos veículos comerciais vai formar os professores do “Don Bosco Poly Technic College” que irão lecionar os cursos e oficinas.  A “CNH Industrial” vai fornecer todas as ferramentas, tanto teóricas como operacionais, com a doação de um veículo IVECO 682.

O TechPro2 é um programa de formação para jovens de todo o mundo lançado pela primeira vez em 2011 pela CNH Industrial. Macalé é o terceiro local onde o programa “TechPro2” é implementado. No final do curso, com duração de um ano, os 12 estudantes que se espera que o frequentem nesta primeira edição, receberão uma certificação especial em manutenção de veículos e terão a oportunidade de participar em estágios na rede de concessionários IVECO presentes na Etiópia, onde poderão adquirir uma experiência profissional valiosa e onde terão a oportunidade de procurar emprego diretamente.

Deste modo, os jovens que frequentam os cursos no centro salesiano aprenderão uma profissão estratégica para aquela região específica da África e da Etiópia, uma encruzilhada de grande tráfego de veículos pesados que passam por Macalé para chegar a diversas partes da África.“Estamos entusiasmados. O Instituto Técnico-Profissional Salesiano de Macalé é para nós um centro de formação estratégico, com vários cursos profissionais incluindo mecânica de motores, engenharia elétrica, mecânica de máquinas, soldagem, corte e costura”, explicou o Pe. Giuliano Giacomazzi, Superior da Província Salesiana Lombardo-Emiliana e membro do conselho da “Opera Don Bosco”. 

Leia também  Madeira: Servir para Amar

Publicado no Boletim Salesiano n.º 575 de Julho/Agosto de 2019

Artigos Relacionados