Vila do Conde

Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde reaberto

Foi mosteiro, reformatório, escola, tribunal e agora é um hotel de luxo. Entre 1944 e 2007 os Salesianos dirigiram a Escola Profissional de Santa Clara. Classificado como imóvel de interesse público, o antigo Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, Porto, começa mais um capítulo na sua história.

O edifício sobre o rio Ave, em Vila do Conde, no distrito do Porto, já foi Mosteiro das Clarissas, Casa de Detenção e Correção do Porto, Reformatório de Vila do Conde, Escola Profissional de Santa Clara, Centro Educativo de Vila do Conde e Tribunal de Vila do Conde.

Entre 1944 e 2007 os Salesianos dirigiram a Escola Profissional de Santa Clara, numa parceria com o Ministério da Justiça.

O edifício do Mosteiro de Santa Clara de Vila Conde foi agora reaberto e acolhe um hotel de cinco estrelas, após vários anos de obras e descobertas arqueológicas. A obra foi feita ao abrigo do programa Revive para recuperação de património imobiliário público para o desenvolvimento de projetos turísticos.

O suplemento do Jornal de Notícias, Evasões, escreveu a propósito da abertura do hotel: “Mais de 700 anos separam o sonho de D. Afonso Sanches e de sua mulher, D. Teresa de Menezes, que fez nascer o Mosteiro de Santa Clara, e a transformação do monumento num hotel de luxo que evoca os tempos de contemplação e serenidade das Clarissas. A fundação remonta a 1318, mas o imponente edifício que hoje se destaca na paisagem de Vila de Conde, debruçado sobre a foz do rio Ave, é uma construção do século XVIII, onde chegou a funcionar, após a extinção das ordens religiosas, um reformatório e um centro educativo”.

A unidade hoteleira inclui um Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara onde está exposta a história do edifício e das suas várias ocupações.

Artigos Relacionados