A Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano esteve em destaque, esta quarta-feira, no programa ECCLESIA, transmitido pela RTP 2. Diana Almeida, responsável por esta plataforma, e Miguel Mendes, coordenador de Comunicação da Fundação Salesianos, deram voz a este fundo solidário que apoia crianças, jovens e respetivas famílias em situação de “especial vulnerabilidade”.
Tal como explicou Diana Almeida, na sua intervenção, a Missão Dom Bosco foi criada há cinco anos e apoia, anualmente, através dos seus projetos, cerca de 800 crianças e jovens e respetivas famílias em situação de vulnerabilidade. “Existe para estas crianças, para estes jovens, sobretudo aqueles que mais precisam, e é uma iniciativa que procura ligar quem pode ajudar a quem mais precisa; uma missão que cuida de vidas, principalmente num mundo em que vivemos, tão cheio de notícias difíceis”, afirmou a responsável.
Para além dos projetos desenvolvidos em Portugal, este fundo solidário apoia, também, diversas iniciativas internacionais, ligadas às missões salesianas, bem como projetos estruturais nas áreas da educação, saúde e desenvolvimento comunitário. Todos os projetos são escolhidos com “critério e com coração” e sempre, “ao estilo salesiano de Dom Bosco”.
O envolvimento dos alunos dos colégios salesianos, nos projetos da Missão Dom Bosco, foi, também, destacado ao longo do programa. Para Diana Almeida este envolvimento é “muito especial” e reforça o “papel educativo” dos Salesianos.
O papel da Comunicação
Na sua intervenção, Miguel Mendes, coordenador de Comunicação da Fundação salesianos, destacou a importância da comunicação para dar visibilidade aos projetos apoiados pela Missão Dom Bosco e reforçar a confiança dos benfeitores.
“A comunicação é um fator importantíssimo aqui. Não só nesta troca direta de mensagens, mas também para envolver as pessoas nesta missão que também é de todos”, sublinhou.
O responsável recordou o impacto de campanhas como a da Ucrânia, onde a Missão Dom Bosco garantiu o envio de material médico e de higiene, medicamentos e apoio financeiro, mantendo sempre os doadores informados sobre o destino das suas contribuições. “As pessoas gostam de saber onde a sua ajuda foi aplicada”, concluiu.
Como ajudar a Missão Dom Bosco
Existem várias formas de apoiar a Missão Dom Bosco e transformar vidas com um gesto solidário. Seja através de um donativo único ou contribuindo regularmente, a ajuda de todos é essencial para levar esperança a crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade.