Imaculada Conceição, uma devoção antiga

Na próxima quinta-feira celebra-se a Festa da Imaculada Conceição. Uma devoção antiga.

A devoção dos comerciantes do Mercado do Bolhão, no Porto, a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, está exposta. É a sua “protetora”. Foi um grupo de vendedoras do mercado que encomendou a imagem ao arquiteto Bernardino Basto Fabião. Durante as obras do Mercado a imagem da “padroeira dos comerciantes” acompanhou os vendedores para as instalações temporárias e, dias antes da inauguração do mercado remodelado, em setembro, regressou ao mesmo local mas agora à direita de quem entra no Bolhão pela Rua Formosa.

A devoção à Imaculada Conceição em Portugal é antiga. No Arquivo Nacional da Torre do Tombo são vários os registos que documentam a devoção à Imaculada Conceição no nosso País.

Data de 1189 o documento que se acredita ser a primeira representação da Imaculada Conceição de Nossa Senhora num documento conhecido da Torre do Tombo onde se encontra uma “imagem que poderá ter inspirado a sua figuração posterior”.

Também na Torre do Tombo, se encontra a carta do bispo de Coimbra, D. Raimundo, de 17 de outubro de 1320, estabelecendo na Sé de Coimbra a festa da Conceição de Nossa Senhora no dia 8 de dezembro. E foi em 1646 que D. João IV, Rei de Portugal, proclamou Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada a 8 de dezembro, foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 1477. E é 377 anos mais tarde, em 1854, que é instituído o dogma da Imaculada Conceição de Maria pelo Papa Pio IX com a Bula Ineffabilis Deus.

Também na história da Congregação Salesiana o dia da Imaculada Conceição tem especial importância. Foi a 8 de dezembro de 1841 que São João Bosco conheceu o jovem Bartolomeu Garelli. Dom Bosco escreve que foi nesse dia que deu início à Obra Salesiana quando ensinou Bartolomeu a rezar uma Ave-Maria.

Leia também  Pe. António Gonçalves: 60 anos de sacerdócio

Fotografias: Filipa Brito, Porto.pt

Artigos Relacionados