Empresa de antigo aluno desenvolve projeto inovador de construção em módulos

O suplemento “Imobiliário” do jornal Expresso publicou recentemente um artigo sobre o novo projeto da empresa do antigo aluno salesiano Carlos Oliveira.

A técnica de construção autoportante em betão armado foi desenvolvida pela “DDN”, empresa de engenharia portuguesa do antigo aluno salesiano, que venceu o prémio Construir ’21 para melhor gabinete de engenharia. O sistema, pioneiro em todo o mundo e patenteado pela “DDN”, permite reduzir o tempo de construção, de energia e custos em relação aos métodos tradicionais. O primeiro projeto a usar o sistema “SIMBA” é uma residência para estudantes em módulos em betão armado “que saem da fábrica já 80% acabados, o que inclui redes de água, esgotos, eletricidade, comunicações, bem como pavimento e paredes, revestimento e pintura final”.

Citado pelo jornal, Carlos Oliveira explicou as vantagens: “Os 52 apartamentos serão montados em cinco semanas. Abaixo do solo, caves, estacionamentos e galerias técnicas são uma estrutura convencional em betão. Reduz-se em mais de metade a duração dos trabalhos face a uma obra tradicional”.

O sistema foi desenvolvido com a colaboração da “Global Engineering”, que financiou a Investigação e Desenvolvimento e irá fabricar e comercializar. A “DDN” contou com o apoio do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico na assessoria e testes.

Artigos Relacionados