Costa do Marfim: Acompanhamento aos menores em situação de risco nas Casas-Família Salesianas

A Província “Nossa Senhora da Paz”, da África Ocidental Francófona (AFO), com sede em Abidjan, estende-se por oito países: Costa do Marfim, Senegal, Mali, Gâmbia, Togo, Guiné, Burkina Faso e Benim. No contexto atual da pandemia da Covid-19, a Província criou projetos de emergência de assistência sanitária e alimentar nas Casas de Acolhimento para menores em situação de vulnerabilidade em Abidjan, na Costa do Marfim, e em Kara, no Togo.

O projeto de Abidjan foi possível graças ao apoio da Procuradoria Missionária Salesiana “Don Bosco Mission” de Bonn, Alemanha, em duas localidades: a “Casa Dom Bosco” dos Salesianos (SDB), que abriga 41 meninos, e a “Casa Maria Domingas Mazzarello”, das Filhas de Maria Auxiliadora, que acolhe 21 meninas, do município de Koumassi em Abidjan.

Com a colaboração de nove educadores e a supervisão de uma unidade de gestão de crise, composta por dois educadores em cada casa, a iniciativa possibilitou a compra de equipamentos e materiais necessários à prevenção de infeções, como dispositivos para lavagem das mãos e artigos de higiene pessoal e sanitária. Os menores e funcionários foram devidamente informados sobre os perigos da Covid-19 e as respetivas medidas de prevenção.

As casas também garantiram o apoio a crianças e jovens, disponibilizando cabazes de alimentos, medicamentos e artigos de primeira necessidade. Com o encerramento das escolas e o consequente confinamento, também foram tomadas medidas para manter os menores ocupados de forma saudável e divertida, através de atividades de reforço escolar, leituras, jogos educativos e o acompanhamento de aulas na televisão nacional.

O projeto realizado em Kara, no Togo, que teve o apoio da Procuradoria Missionária Salesiana “Misiones Salesianas” de Madrid, Espanha, foi semelhante e deu apoio aos menores através de atividades educativas e recreativas, mas também sensibilizando para a prevenção de infeções, vigiando a sua saúde e promovendo uma alimentação saudável. Este projeto deu apoio a 66 beneficiários: 48 meninos e 18 meninas, acompanhados por 11 educadores.

Leia também  Um Pai, uma família: Sul da Ásia

A Costa do Marfim e o Togo expressaram um sincero agradecimento à Coordenação Geral Salesiana “DON BOSCO SOLIDARITY VS COVID-19”, pelo compromisso na luta contra o coronavírus.

Artigos Relacionados