Congresso Internacional “São Francisco de Sales entre posteridade, espiritualidade e pedagogia” de 18 a 20 de novembro

A assinalar o 400.º aniversário da morte de São Francisco de Sales, a Universidade Pontifícia Salesiana está a realizar uma convenção internacional para celebrar e refletir sobre o seu legado. De 18 a 20 de novembro, vários especialistas estarão reunidos em Roma para aprofundar a história e a atualidade de São Francisco de Sales.

Tem início amanhã, dia 18 de novembro, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) em Roma, o Congresso Internacional “São Francisco de Sales entre posteridade, espiritualidade e pedagogia”. O encontro, que vai durar até domingo, 20, encerra o ano de comemoração dos 400 anos da morte do Santo que deu o nome aos Salesianos (21 de agosto de 1567- 28 de dezembro de 1622).

Quatrocentos anos depois da sua morte, ocorrida em Lyon, França, a 28 de dezembro de 1622, o encontro aspira a oferecer uma contribuição ao estudo da vida, das obras, do influxo do pensamento e da espiritualidade do santo Bispo de Genebra, que com seus escritos e ação revolucionou a Teologia, particularmente a espiritualidade cristã, sendo por isso proclamado “Doutor da Igreja” por Pio IX.

Estão agendadas sete sessões que desenvolverão duas grandes áreas: Francisco de Sales como patrono e fonte de inspiração de algumas congregações, institutos e sociedades religiosas; e a espiritualidade, a vida e os escritos de São Francisco de Sales.

Nos três dias irão suceder-se várias intervenções de diferentes especialistas: Pe. Michal Vojtáš, sdb, Vice-Reitor da UPS (Itália), sobre pedagogia; Wendy Wright (EUA), sobre o relacionamento entre São Francisco de Sales e Santa Joana Francisca Frémiot de Chantal; Pe. Eugenio Alburquerque, sdb (Espanha), sobre o chamamento à santidade; Vicente Marinelli (Itália), sobre a comunicação; Pe. José Roggia SDB (Itália), sobre a relação entre contemplação e ação; Thierry Le Goaziou, com referências aos estudos do Pe. Xavier Thévenot, sdb (França), sobre a influência de S. Francisco de Sales; Emile Amoungou Amoungou (Itália), sobre as relações com os protestantes; Pe. Miran Sajovic, sdb (Itália), sobre a amizade; e Pe. Aimable Musoni, sdb (Itália), sobre a sua eclesiologia.

Leia também  Nova Evangelização: Disponível Novo Diretório Geral da Catequese

A par do congresso, coordenado pelo salesiano Pe. Wim Collin, a UPS preparou uma mostra dedicada a São Francisco de Sales, sediada no átrio do ateneu. Doze cartazes representam doze Congregações inspiradas na espiritualidade do Bispo de Genebra. Doze obras de arte representam São Francisco de Sales, idoso e novo a um só tempo. Livros antigos e obras de arte em exposição no átrio da universidade.

A participação no congresso terá modalidade mista, presencial e remotamente. A exposição também pode ser vista online através do site do encontro em https://francescodisales.unisal.it.

Mais informações sobre os conferencistas e sessões também disponíveis no site

Artigos Relacionados