Confederação Mundial dos Antigos Alunos elege nova Direção, português escolhido para Tesoureiro

Antigos Alunos de Dom Bosco elegem nova Direção em Assembleia Geral. Celso Nogueira, presidente da Federação Portuguesa dos Antigos Alunos Salesianos, foi eleito Tesoureiro da Confederação Mundial.

No fim de semana de 26 a 28 de novembro, teve lugar o encontro mais importante da Confederação Mundial dos Antigos Alunos de Dom Bosco, a Assembleia Geral, que ocorre cada seis anos. O encontro decorreu “online” ao longo de três dias com a eleição da nova Presidência Mundial, confiada à condução de Bryan Magro, antigo aluno de Malta, e que era atualmente o Tesoureiro da Confederação.

A Assembleia Geral é um momento dedicado à reflexão comum, partilha das respetivas realidades, atualização e trabalho para o futuro e, nestas circunstâncias, mais de 150 delegados inscreveram-se para participar nos trabalhos.

As atividades ocorreram em três sessões de mais de três horas cada uma.

O primeiro dia, sexta-feira, 26 de novembro, foi aberto com uma oração, animada por jovens das Filipinas, Ilhas Salomão, Hong Kong, Japão e Indonésia. Em seguida, foram transmitidas duas mensagens previamente gravadas: do Pe. Joan Lluis Playà, Delegado do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana; e de Dominic Nam, sdb, Delegado Mundial para os Antigos Alunos.

Por fim, foi muito bem recebida a breve e viva mensagem do X Sucessor de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernández Artime, a partir de Valdocco, que, à margem do trabalho com os Provinciais salesianos da Europa, ofereceu algumas indicações aos participantes na Assembleia.

Depois de agradecer ao Presidente cessante da Confederação, Michal Hort, e aos seus colaboradores, cumprimentou os antigos alunos, repetindo-lhes a mensagem que Dom Bosco transmitia a todos os jovens que saíam do Oratório: “Lembrem-se de que aqui em Valdocco vocês sempre terão um amigo e um pai”. E recordou o poder, a força e a energia dos antigos alunos salesianos no mundo. “Vocês precisam ser uma força viva na sociedade”, afirmou.

Leia também  Peru: Salesianos do Peru afetados pelas chuvas torrenciais

O Reitor-Mor recordou ainda que a mensagem de Dom Bosco, aquela que afirmava que todo antigo aluno é chamado a ser um cidadão honesto e bom cristão, mantém toda a sua atualidade. E, por fim, encorajou os delegados a manterem sempre as mãos abertas para acolher e ajudar os mais pobres e necessitados.

A segunda parte do primeiro dia foi dedicada à apresentação dos relatórios das quatro regiões que fazem parte da Confederação e alguns relatórios das federações nacionais, de Malta, Itália e Haiti. Graças a estas relações foi possível admirar a riqueza da formação e da comunhão no continente americano; a solidariedade dinâmica com os pobres, especialmente durante a pandemia, das federações asiáticas; os diversos projetos realizados com o apoio da União Europeia e as iniciativas direcionadas aos jovens em Malta.

O dia central do evento, sábado, 27 de novembro, foi dedicado à apresentação dos relatórios do Presidente, do Tesoureiro e do Secretário-Geral, à apresentação das propostas de alteração dos Estatutos e à preparação para a votação do dia seguinte.

Por fim, no domingo, 28, após a Eucaristia, foram realizadas as eleições. No final, o Reitor-Mor anunciou que o novo Presidente, e XI Sucessor de Carlo Gastini, é Bryan Magro.

Celso Nogueira, presidente da Federação Portuguesa dos Antigos Alunos Salesianos, foi eleito Tesoureiro da Confederação Mundial.

Celso Nogueira

Os novos órgãos de governo da Confederação, portanto, passam a ter a seguinte composição:
Presidente: Bryan Magro, 53 anos, de Malta
Secretário-Geral: Peter Kováč, 33 anos, da Eslováquia
Tesoureiro: Celso Nogueira, 45 anos, de Portugal

Conselheiros Regionais:
Europa (Adultos): Valerio Martorana, 46 anos, da Itália
Europa (Jovens Ex-Alunos – JEX): Alessandro Pensabene, 28 anos, da Itália
Ásia-Oceânia (Adultos): Ketan Gala, 53 anos, da Índia
Ásia-Oceânia (JEX): Niel Evangelista, 28 anos, das Filipinas
América (Adultos): Eduardo Pessoa, 44 anos, do Brasil
América (JEX): Carlos Marquina, 28 anos, do Equador
África (Adultos): Balthazar Maniratunga, 45 anos, do Burundi.

Artigos Relacionados