Antigos Alunos celebram 150 anos da Associação com sessão comemorativa “online”

Celebrou-se no dia 24 de junho o Dia Mundial do Antigo Aluno de D. Bosco. Em 1870, Carlo Gastini e um grupo de outros colegas foram visitar D. Bosco a Valdocco para lhe agradecer a educação recebida, oferecendo-lhe um conjunto de xícaras de café, em sinal de agradecimento.

Essa visita marca o início do movimento dos Antigos Alunos que ao longo dos 150 anos que em 2020 se celebram tem-se consolidado e espalhado por todo o mundo.

Os Antigos Alunos (AA) de Portugal não quiseram deixar passar a data em claro e reuniram-se – virtualmente, como as circunstâncias exigem – para uma sessão comemorativa, que decorreu no próprio dia 24, pelas 21h30.

A sessão, que reuniu cerca de 50 pessoas, contou com vários Salesianos que muito nos honraram com a sua presença, para além de antigos alunos da grande maioria das presenças salesianas de Portugal.

Depois do acolhimento e das boas-vindas, os presentes puderam escutar as mensagens do Ir. Dominic Nam, recentemente nomeado Delegado Mundial para os AA, e do Pe. Joaquim Taveira, que presente na sessão saudou todos os AA, enquanto seu Delegado Nacional.

O presidente da Federação Portuguesa, Celso Nogueira apresentou uma reflexão sobre o “Perfil do Antigo Aluno para o séc. XXI”, nas suas dimensões pessoal, pastoral e profissional, e apresentou alguns dos desafios que se colocam aos AA para os anos mais próximos.

A sessão teve também lugar para a partilha, com os testemunhos da Mafalda Batalheiro (Lisboa), do João Fialho (Évora) e do Henrique Laureano (Manique).

Nas suas intervenções destacaram a importância do pátio e da sua familiaridade, o acolhimento e o espaço de relações proporcionado pela Casa Salesiana e a educação como “uma questão de coração” que distingue o modelo salesiano do restante sistema educativo. A riqueza destes testemunhos ficou completa com a intervenção do colega Jaime Lucas, que partilhou com todos como os AA do Funchal, com uma grande vitalidade mantêm uma presença muito participativa e ativa no arquipélago da Madeira.

Leia também  Capela Pinardi, a primeira capela de Valdocco, iniciou Adoração Permanente

Os AA de Cabo Verde que fazem também parte desta família, “estiveram presentes” através da partilha de um vídeo por eles feito para celebrarem também a sua gratidão por terem passado pela Escola Salesiana.

Seguiu-se uma mensagem dirigida pelo Pe. Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde. Das suas simpáticas palavras destaca-se o desafio lançado aos Antigos Alunos de Portugal para que apoiem a criação de um Oratório (Centro Juvenil) em Cabo Verde, no Mindelo, onde os Salesianos desenvolvem a sua missão, e onde esta estrutura permitirá apoiar muitos jovens com carências sociais e educativas.

O encontro terminou com a recitação da Oração do Antigo Aluno e a Bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, dirigida a todos pelo Pe. Anibal Mendonça.

Desta forma celebraram-se os 150 anos do movimento dos Antigos Alunos e deu-se início ao ano jubilar que decorrerá até ao dia 24 de junho de 2021.

Obrigado D. Bosco…

Obrigado Salesianos…

Artigos Relacionados