150 anos da Associação dos Antigos Alunos

A Associação dos Antigos Alunos de Dom Bosco comemora hoje, dia 24 de junho de 2020, 150 anos.

Foi no dia 24 de junho de 1870 que Carlos Gastini juntamente com um grupo de antigos colegas de Valdocco resolveram visitar D. Bosco como sinal de gratidão pela educação recebida.

A data fixou-se na festa do nascimento de São João Batista quando o grupo resolveu visitar São João Bosco e festejar a passagem do dia da festa do seu Santo onomástico, ou patrono. É também conhecido o gesto de agradecimento pelo amor recebido com a oferta de um conjunto de chávenas de café. Foi nessa ocasião que Dom Bosco falou pela primeira vez aos seus jovens como a “ Antigos Alunos”.

Foi daquele primeiro grupo que surgiu e se difundiu um movimento hoje vastíssimo e presente em todo o mundo. Carlos Gastini e os seus colegas faziam parte dos mais antigos alunos do Oratório: deram assim origem àquela que sempre se considerou a Associação “mãe”.

Fotografia: Castelnuovo d’Asti, 1891, Grupo de antigos alunos na casa onde Dom Bosco nasceu para a colocação da coroa de bronze. No centro Gastini segura a mão de Francesco Bosco, sobrinho de Dom Bosco.

Artigos Relacionados