“Como D. Bosco e em nome dele”: Salesianos celebram serviço do Provincial Pe. José Aníbal Mendonça

Anualmente, a Festa Provincial é o momento de agradecer a vida, a vocação e a missão de todos os salesianos que formam a Província Portuguesa Salesiana de Santo António. Este ano, a festa foi a oportunidade de celebrar de forma especial o serviço de animação e de governo do Pe. José Aníbal Mendonça, na conclusão dos seis anos do seu mandato como Provincial.

No dia 10 de junho, a comunidade dos Salesianos de Manique recebeu a Festa Provincial. Em nome de todos os Salesianos, coube ao Vice-Provincial, Pe. João Chaves, agradecer e recordar a forma como o Pe. José Aníbal Mendonça orientou a Província no caminho da fidelidade carismática. “Como D. Bosco e em nome dele”, afirmou.

“Este ano o nosso sentimento de gratidão é ainda mais profundo e sentido na conclusão dos seis anos do seu serviço de animação e governo. Com facilidade vêm à memória tantos encontros e iniciativas que, marcados pela sua palavra e presença, ganharam novo sentido e cor”, referiu.

Com a colaboração da Comunidade Provincial, foram apresentadas as virtudes, as realizações, atitudes e sentimentos mais apreciados e que marcaram a sua ação ao longo do mandato.

“Parabéns, Pe. Aníbal, pela forma como soube conduzir a nossa Província ao longo destes anos, alguns deles tão desafiantes como foram os tempos da pandemia”, lembrou o Vice-Provincial. “Hoje queremos expressar a nossa gratidão por todo o bem recebido e deixar o compromisso de que saberemos acompanhar, ajudar a crescer e fazer florescer as sementes de bem e do carisma salesiano que ao longo destes seis anos foram sendo semeadas”.

“A tarefa prioritária [do Provincial] é o cuidado da vocação de cada salesiano”, referiu o Pe. José Aníbal, recordando a recomendação do Reitor-Mor. Desse modo, a valorização de cada salesiano foi um dos elementos que marcou o seu mandato.

Leia também  Curso de Formação para Formadores na UPS

O Provincial fez referência à oração da noite rezada habitualmente em comunidade. “Essa oração expressa bem os meus sentimentos, no momento em que concluo este mandato: o louvor a Deus pelo seu amor criador e providente; o reconhecimento das minhas limitações e erros, pelos quais peço desculpa; a confiança de que as ações de bem que possamos ter espalhado possam ser sementes que Deus fará crescer”, explicou.

Em ambiente de fraternidade, durante a tarde, os salesianos homenagearam os irmãos aniversariantes que completaram este ano bodas de Primeira Profissão: Pe. Sílvio Faria (prata), Pe. João de Brito Carvalho e Orlando Camacho (ouro), e Pe. Manuel dos Santos (diamante); e Bodas de Prata de Ordenação Sacerdotal: Pe. Gonçalo Carlos, Pe. Leonel de Castro e Pe. Rui Alberto Almeida.

Sobre cada um deles foi apresentado um vídeo, a que se seguiu a entrega da medalha pelo Pe. Provincial e as palavras de agradecimento de cada um dos homenageados.

A cerca de dois meses da Jornada Mundial da Juventude, a festa incluiu também, no período da manhã, a apresentação do programa desses dias que trarão milhares de jovens de todo o mundo a Lisboa ao encontro do Papa Francisco.

Artigos Relacionados