Catequese: Salesianos lançam projeto “Ligações”

Projeto inovador foi desenhado de raiz e quer contribuir para a atualização da catequese em Portugal.

Conscientes dos desafios postos pela cultura contemporânea, as Edições Salesianas acabam de apresentar um novo itinerário catequético chamado Ligações, e que pretende que catequizados, catequistas, famílias e paróquias possam fazer uma catequese renovada, capaz de acompanhar os mais novos a uma fé adulta e feliz.

A partir dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica, o Ligações propõe uma caminhada de fé assente nas seguintes opções educativas:

  • Importância do grupo como experiência do ser Igreja,
  • Reuniões dinâmicas
  • Propostas que conduzem à intimidade com Deus
  • Aprofundamento e meditação da Palavra
  • Expressão de fé” fora de portas”, nas “periferias do quotidiano”.

Coordenado pelo Pe. Rui Alberto, sdb, o Ligações desenvolve-se em 12 anos, divididos em 4 fases.

O salesiano explica que “hoje os tempos para assumir a Fé são mais longos. É-se adolescente e jovem até mais tarde, e não vale a pena fingirmos que isso não interfere na forma como nos relacionamos e aprendemos.”

Com um design apelativo, e uma linguagem cativante, o Ligações chegará ao mercado de forma faseada. Em setembro, serão lançados os materiais catequéticos para o 4.º, 7.º e 10.º anos. Visto que o Ligações tem em conta a tradição da catequese dos últimos 30 anos é “perfeitamente possível às comunidades articular estes materiais com os catecismos que existem atualmente ou até com outros itinerários bíblicos que algumas paróquias têm criado por sua iniciativa”, clarifica o Pe. Rui Alberto.

Mais informações em www.edisal.salesianos.pt

Artigos Relacionados