Catálogo da exposição sobre o Pe. Albera com colaboração portuguesa

O catálogo da exposição “O mundo nos olhos” sobre o Pe. Paulo Albera teve colaboração do Departamento de Comunicação da Província Salesiana portuguesa.

No dia 29 de outubro de 2021, a exatos 100 anos do “dies natalis” (nascimento para o céu) do Pe. Paulo Albera, II Sucessor de Dom Bosco, a Congregação lançou o catálogo da exposição a ele dedicada no Museu Casa Dom Bosco, de Turim-Valdocco, “O mundo nos olhos”.

A exposição, que está patente em Turim até meados de janeiro de 2022, permanecerá, desta forma, disponível e acessível a todos.

O projeto gráfico do catálogo foi realizado pelo Departamento de Comunicação da Província Salesiana de Portugal, pela designer Leila Ferreira, formada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pós-graduada em Design Gráfico e Projetos Editoriais.

O conteúdo da exposição e do catálogo são obra do salesiano Paolo Vaschetto, em colaboração com o Pe. Aldo Giraudo, Professor da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, e o Pe. Silvio Roggia, do Dicastério para a Formação dos Salesianos de Dom Bosco.

O catálogo tem cinco versões nos cinco idiomas oficiais da Congregação: espanhol, francês, inglês, italiano e português, e permanecerá disponível também online na Biblioteca Digital Salesiana.

O Pe. Paulo Albera (None, 6 de junho de 1845 – Turim, 29 de outubro de 1921) foi um dos “Salesianos da primeira hora”, aqueles que puderam ver Dom Bosco em ação. Respirou os ares de Valdocco e, com o Pe. Miguel Rua e outros salesianos, “exportou-os” para Mirabello. Também testemunhou a expansão da obra salesiana além do Piemonte, primeiro na Ligúria e depois em França. Ocupou o cargo de Diretor Espiritual da Congregação e, por último, de Reitor-Mor dos Salesianos, como segundo sucessor de Dom Bosco. O Pe. Albera foi testemunha ocular da passagem entre os séculos XIX e XX, um momento delicado para a sua Congregação, a Igreja e o mundo inteiro, que culminaria numa das conjunturas mais dramáticas da história contemporânea, a Guerra Mundial.

Leia também  Conselho Nacional da Pastoral Juvenil reunido

A exposição percorre a trajetória de vida deste humilde salesiano através do seu olhar por meio de diversos painéis, apoiados em áudio-guias. “Aproximemo-nos do mundo do «Pequeno Dom Bosco», um daqueles silenciosos pioneiros que tanto fizeram e pensaram para nos entregar a Congregação Salesiana como a conhecemos hoje”, afirmam os curadores da exposição.

Artigos Relacionados