Casa de Saúde de São João de Deus do Funchal está a celebrar o centenário

A Casa de Saúde de São João de Deus, estabelecimento de saúde na área da Psiquiatria, Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial na Ilha da Madeira, está a celebrar o centenário. Eduardo Lemos, antigo aluno dos Salesianos do Funchal e diretor da obra de S. João de Deus do Funchal, trabalha há 37 anos na Casa de Saúde e está há 14 anos à frente da instituição.

Na entrevista publicada na última edição da revista Hospitalidade, da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Eduardo Lemos falou da “responsabilidade interiorizada e partilhada” pelos religiosos e colaboradores leigos. Em 2019, o enfermeiro e diretor da Casa de Saúde participou no Capítulo Geral dos Irmãos Hospitaleiros, em Roma. “É muito interessante o conceito de responsabilidade partilhada entre irmãos e colaboradores, num exercício de missão que exige ciência, técnica, humanidade, mas também partilha, comunhão da identidade e carisma imbuído dos valores Hospitaleiros”.

A Ordem Hospitaleira foi fundada em Granada por São João de Deus, santo português que se dedicou ao acolhimento e tratamento de doentes. Em Portugal a Ordem tem 10 centros onde se dedica ao serviço da Igreja na assistência aos doentes e aos necessitados, com preferência pelos mais pobres.

No dia 11 de fevereiro, Dia Mundial do Doente, o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e várias autoridades civis da Ilha da Madeira, participaram nas comemorações do centenário da Casa de Saúde do Funchal.  

Artigos Relacionados