Cabo Verde: Alegria e “fairplay” nos Jogos Escolares Salesianos

Entre os dias 30 de março e 2 de abril, a Escola Salesiana de Artes e Ofícios em Cabo Verde realizou a primeira edição dos Jogos Escolares Salesianos.

Foram dias de muita alegria e fairplay em que 782 atletas de 16 escolas do Ensino Básico e Secundário de S. Vicente competiram nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, voleibol e xadrez. Os atletas disputaram quase 190 jogos. De salientar que foi a primeira vez a nível nacional que se realizou uma competição escolar de ginástica rítmica.

O lema desta primeira edição foi retirado da carta do Papa Francisco aos desportistas de todo o mundo “Dá o melhor de ti”.

Para o administrador dos Salesianos de Cabo Verde, Diácono Francisco Almendra, sdb, esta foi “uma organização ímpar na ilha de S. Vicente”, com a participação de toda a comunidade escolar, incluindo professores, funcionários, pais, alunos e antigos alunos, num total de cerca de 90 pessoas. “No fundo quisemos que fosse uma experiência formativa utilizando o desporto como motor. Desportistas e treinadores aceitaram o desafio e embarcaram nesta viagem que teve como protagonistas os próprios atletas”.

A organização dos jogos esteve a cargo dos Salesianos de Cabo Verde e contou com apoio do Instituto do Desporto e da Juventude, da delegação do Ministério da Educação, da Câmara Municipal, da Federação e da Associação de Xadrez de São Vicente e da Associação de Ginástica Rítmica, e de todas as associações desportivas, que assumiram a arbitragem de todos os jogos.

“De acordo com alguns dos treinadores participantes foi uma experiência excelente e ficaram com vontade de repetir. Quando? Não saberemos. Mas a porta está aberta a outros eventos de igual dimensão”, conclui o salesiano.

Artigos Relacionados