Apresentado o vídeo oficial do Lema do Reitor-Mor para 2022

Após a apresentação feita às Filhas de Maria Auxiliadora, no dia 27 de dezembro, e depois da entrevista concedida no dia seguinte, na qual o Reitor-Mor explicou a mensagem do Lema de 2022, que tem por tema “Fazei tudo por amor, nada por força”, foi agora apresentado o vídeo oficial do Lema do Reitor-Mor para 2022.

O vídeo, de cerca de 20 minutos, começa em Annecy, terra de São Francisco de Sales, para apresentar as origens do “santo da amabilidade”. Em seguida, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, apresenta alguns traços comuns de Francisco de Sales e de João Bosco: ambos eram saboianos; detentores ambos de vínculo particular com suas respectivas mães – primeiras educadoras na Fé – ; mas, acima de tudo, eram ambos apaixonados por Deus e pelo “humano”.

Assim, apesar das diferenças do berço em que nasceram – o primeiro nascido num castelo e o segundo numa casa de campo extremamente humilde – , o espírito que amadureceria em Francisco de Sales chegaria a Turim, a João Bosco, e, em seguida, a todo o mundo.

O vídeo relembra claramente a gratidão de Dom Bosco pelo santo Bispo de Genebra, no qual admirava a paciência e a amabilidade que dispensava ao próximo; a sensibilidade e a perspicácia que empregava na missão como diretor espiritual; e a caridade em relação ao próximo como medida e valor da oração e da relação com Deus… Foi dele que Dom Bosco retirou inspiração para algumas das ideias fundamentais de sua espiritualidade.

Conforme relembra o Pe. Ángel Fernández Artime, algumas das máximas mais conhecidas de São Francisco de Sales – “Todos podem ser santos, onde quer que estejam”; “Devemos florescer onde Deus nos plantou”; e “Procure fazer-se amar” – são hoje património de toda a Família Salesiana, que, por meio de Dom Bosco, se embebeu dessa espiritualidade.

Leia também  Apresentação do Lema do Reitor-Mor para 2024

“O Lema deste ano – Tudo por amor, nada por força – é, para nós, filhos de Dom Bosco, como que um quarto voto salesiano” – sintetiza o Reitor-Mor.

O vídeo está disponível em espanhol, francês, inglês, italiano e português.

Artigos Relacionados