Fotografia: Photo Vatican

31 dias com Maria: Papa Francisco concede Bênção Apostólica

A propósito do Centenário das Aparições de Fátima, e ano da canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta, o Boletim Salesiano ofereceu uma coleção de 31 aguarelas originais ao Papa Francisco numa audiência no Vaticano. O Boletim Salesiano recebeu recentemente uma carta de agradecimento, que publicamos na íntegra, em que é concedida a Bênção Apostólica à Província Portuguesa Salesiana e aos leitores do Boletim Salesiano.

«Reverendo Senhor,

Na Audiência Geral de 18 de outubro passado na Praça de São Pedro, depôs nas mãos do Santo Padre os dois tomos da compilação literária 31 Dias com Maria: Centenário das Aparições de Fátima, 1917-2017, onde os seus olhos puderam ver o que muitos outros já tinham contemplado, de 1 a 31 de maio passado, na edição excecional do “Boletim Salesiano” com que, o seu incansável diretor e os muitos braços que o coadjuvam, quiseram contribuir para a vivência da referida efeméride pelos seus leitores, sintonizando-os melhor com a peregrinação do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, como filhos reconhecidos a um pai que os visita com a sua ternura e o seu sorriso e os encoraja a viver mais intensamente e com mais entusiasmo como discípulos de Jesus ao jeito de Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa.

“Obrigado – disse o Santo Padre – por vos associardes a mim nesta peregrinação vivida na esperança e na paz. Desde já desejo assegurar a quantos estais unidos comigo, aqui ou em qualquer outro lugar, que vos tenho a todos no coração. Sinto que Jesus vos confiou a mim (cf. Jo 21, 15-17) e, a todos, abraço e confio a Jesus, “principalmente os que mais precisarem” – como Nossa Senhora nos ensinou a rezar (Aparição de julho de 1917). Que Ela, Mãe doce e solícita de todos os necessitados, lhes obtenha a bênção do Senhor!” (Saudação na Vigília, 12/V/2017). Saibam pois, o Pe. Artur Pereira, o Diác. Joaquim Antunes, o Artista Nuno Quaresma e quantos estiveram envolvidos mais de perto na referida iniciativa, que o Papa Francisco os confiou à Virgem Mãe: “Sob o seu manto, não se perdem; dos seus braços, virá a esperança e a paz que necessitam” (Homilia da Eucaristia, 13/V/2017) e de que é penhor a Bênção Apostólica que lhes concede, extensiva a todos os membros da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana e aos leitores do “Boletim Salesiano”, pedindo-lhes, por favor, que continuem a rezar sempre por ele.

Sem mais, aproveito o ensejo para lhe testemunhar a minha fraterna estima em Cristo Senhor.

Mons. Paolo Borgia,

Assessor».

Fotografia: Mário Cerdeira

Em comemoração do Centenário das Aparições de Fátima, ano da canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta, e da peregrinação do Papa Francisco a Fátima, o Boletim Salesiano enviou uma newsletter diária durante o mês de maio de 2017 em que se incluiu uma coleção de 31 aguarelas. A iniciativa foi uma forma de unir milhares de pessoas à celebração do Centenário, sob o mote da devoção a Nossa Senhora, com citações de S. João Bosco, fundador dos Salesianos, de S. João Paulo II, do Papa Francisco e de vários salesianos, excertos dos relatos dos pastorinhos sobre as Aparições e uma oração diária, para além das 31 aguarelas que ilustram a história das Aparições e de Fátima.

Leia também  “Que formosos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz”

Fotografias: Photo Vatican, Mário Cerdeira

Artigos Relacionados