D. Andrés Carrascosa Coso é o novo Núncio Apostólico em Portugal. Nomeado pelo Papa Leão XIV, no dia 11 de dezembro, D. Andrés chegou a Portugal no dia 3 de fevereiro.
D. Andrés Carrascosa Coso, novo Núncio Apostólico em Portugal, chegou a Portugal no dia 3 de fevereiro e foi recebido no Aeroporto de Lisboa pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, os Cardeais D. António Marto, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, e D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, pelo Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica em Lisboa, Monsenhor José António Teixeira Alves, e pela Irmã Ângela Coelho, da Congregação da Aliança de Santa Maria, vice-postuladora da causa de canonização da Irmã Lúcia.
Após a receção, decorreu na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, a Sessão de Boas-Vindas ao novo representante da Santa Sé no nosso país. O Arcebispo assinalou o evento com uma publicação em que declara o seu agradecimento pelo “acolhimento recebido da parte do protocolo dos Negócios Estrangeiros e da Igreja em Portugal no Aeroporto de Lisboa, bem como dos Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas”. “Que Deus guie a nova missão!”, concluiu.
O novo Núncio Apostólico em Portugal é espanhol, natural de Cuenca. Tem 70 anos de idade. Foi anteriormente núncio no Equador desde 2017, tendo sido antes embaixador da Santa Sé no Panamá. A carreira diplomática na Santa Sé começou com os estudos durante quatro anos na Pontifícia Academia Eclesiástica, licenciando-se em Direito Canónico e Direito Internacional na Pontifícia Universidade de Santo Tomás. Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1985, durante o pontificado de João Paulo II, e prestou serviço na Libéria, Suíça (como conselheiro da Missão da Santa Sé junto das Nações Unidas em Genebra), República do Congo, Gabão, Brasil, Canadá e Panamá. Para além da língua materna, fala italiano, inglês, francês, alemão e português. No dia 11 de dezembro, o Papa Leão XIV nomeou-o Núncio Apostólico em Portugal. O Arcebispo espanhol sucede a D. Ivo Scapolo, que ocupou o cargo entre 2019 e 2025.

Audiência com o Papa Leão XIV
No dia 24 de janeiro, em Roma, D. Andrés teve a audiência com o Papa Leão XIV na Biblioteca do Palácio Apostólico. O encontro assinalou a entrega da missão como Núncio Apostólico no Equador e o início da missão em Portugal.
No mesmo dia, foi recebido pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Fábio Attard, na Casa Geral dos Salesianos, na Via Marsala, no centro de Roma. “No dia de São Francisco de Sales, tive a alegria de ser recebido pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Fábio Attard SDB, 11.º sucessor de Dom Bosco, e de partilhar com a comunidade da Casa Geral. Que Deus os recompense pelo fraterno acolhimento”, escreveu sobre o encontro.
O prelado visitou também, nos dias seguintes, a Comunidade de Roma das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, a Casa Geral dos Capuchinhos, e a obra do Movimento dos Focolares, em Rocca di Papa, nos arredores de Roma, onde celebrou a Eucaristia de Domingo.
No Vaticano, o Arcebispo fez um momento de oração, diante do túmulo de São Pedro, na Basílica do Vaticano. “Para entregar ao Senhor tantas intenções de oração, minhas e de outras pessoas, no final da minha missão no Equador e antes de chegar a Portugal. Tudo nas Suas mãos, no Seu amor, na Sua misericórdia”, assinalou.
Nos últimos dias da sua missão no Equador, no final do ano, celebrou uma Missa de Ação de Graças. Nas redes sociais, despediu-se da comunidade com uma mensagem: “Foi uma honra ter servido neste país. Não estou a deixar o Equador, vou levá-lo no meu coração”.
Fotografia de entrada: Vatican Media









