A Capela Sistina acolheu os 133 cardeais, provenientes de 70 países, reunidos desde o dia 7 de maio para eleger o novo Pontífice Romano. À quarta votação, o nome do Cardeal Robert Francis Prevost reuniu o consenso da maioria. É o 267.º Papa da Igreja Católica.
É o primeiro Papa da Igreja Católica norte-americano, natural de Chicago, onde nasceu a 14 de setembro de 1955.
Da Ordem de Santo Agostinho, era Prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina desde 2023.
Nascido em Chicago, no Estado do Illinois, Robert Prevost passou a infância e adolescência nos Estados Unidos. Estudou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e na Universidade de Villanova, na Pensilvânia, onde se licenciou em Matemática e estudou Filosofia. Em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA). Emitiu a primeira profissão a 2 de setembro de 1978. A 29 de agosto de 1981 emitiu os votos perpétuos. Licenciou-se em Teologia na Catholic Theological Union de Chicago. Aos 27 anos, foi enviado pelos seus superiores para Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino.
Foi ordenado sacerdote a 19 de junho de 1982.
Em 1985, quando preparava a tese de doutoramento, foi enviado para a missão agostiniana de Chulucanas, Piura, Peru (1985-1986). Em 1999 foi eleito Prior Provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Chicago, e dois anos e meio depois, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, foi eleito Prior Geral. Em 2007 é reeleito para um segundo mandato. Em 2013 é nomeado diretor da formação no Convento de Santo Agostinho, primeiro conselheiro e vigário provincial, cargos que ocupou até que o Papa Francisco o nomeou, a 3 de novembro de 2014, Administrador Apostólico da Diocese peruana de Chiclayo e Bispo titular de Sufar. Foi ordenado Bispo a 12 de dezembro e escolheu como lema episcopal “In Illo uno unum” (“no único Cristo somos um”).
Em 2015, o Papa Francisco nomeia-o Bispo de Chiclayo.
Em 2019, Francisco incluiu-o como membro da Congregação para o Clero e, no ano seguinte, como membro da Congregação para os Bispos. Em 2020 recebe nova nomeação do Papa Francisco para Administrador Apostólico da Diocese de Callao, no Peru. A 30 de janeiro de 2023, é escolhido pelo Papa para Prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a Arcebispo.
Foi feito Cardeal pelo Papa Francisco em 2023 e nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos.
Hoje, dia 8 de maio de 2025, foi eleito 267.º Papa da Igreja Católica.
Escolheu o nome papal Leão XIV.
Cumprindo o testamento espiritual que Dom Bosco deixou, também inscrito nas Constituições da Sociedade de São Francisco de Sales, a Família Salesiana portuguesa renova a sua fidelidade filial ao Papa Leão XIV, sucessor de Pedro, e ao seu magistério.
Fotografia: Vatican News