Escuteiros e guias salesianos da Índia plantam milhares de árvores

De 29 de dezembro de 2022 a 3 de janeiro de 2023, o campus da “Assam Don Bosco University”, de Tapesia, localizado nos arredores da cidade de Guwahati, na Índia, acolheu o 14.º Boscoree, um encontro nacional dos escuteiros e guias salesianos da Índia.

O programa de seis dias focou o tema “Salvar o Nosso Planeta” e envolveu mais de 3.000 escuteiros e guias de várias instituições salesianas da Índia. Foram organizadas várias ações formativas sobre o meio ambiente, difundindo a importância da sustentabilidade e do cuidado da natureza.

Uma das ações desenvolvidas nestes dias foi a plantação de mais de 3.500 árvores nos espaços da universidade salesiana. A iniciativa teve o apoio do ativista Jadav “Molai” Payeng. Hoje com 63 anos, Jadav “Molai” Payeng, popularmente conhecido como “O Homem da Floresta da Índia”, ao longo das últimas quatro décadas, plantou e cuidou sozinho de uma floresta de 550 hectares, localizada nas proximidades de Kokilamukh, Jorhat. Em 1980, Jadav “Molai” Payeng criou, com suas próprias mãos e nenhum outro meio, um ecossistema completo num território que, de outra forma, teria desaparecido devido às alterações climáticas. A floresta foi mais tarde batizada com o seu nome. Em 2015, o Governo da Índia atribuiu-lhe o Padma Shri, uma das mais altas distinções civis da Índia.

Tendo Dom Bosco e Baden Powell, o fundador do Escutismo, como mentores e ícones inspiradores, o Boscoree realiza-se de quatro em quatro anos e foi concebido para unir os Escuteiros e Guias Salesianos pela construção de um mundo melhor.

Artigos Relacionados