Tema do ano 2020/2021

Escuta! Levanta-te.

“Escuta! Levanta-te” é o tema do ano 2020/2021 nos ambientes salesianos de Portugal e Cabo Verde, e marca o início de uma nova caminhada rumo às Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam em Lisboa em 2023.

Logótipo do tema do ano educativo-pastoral 2020-2021

É um enorme momento para a Igreja em Portugal, mas será tanto maior quanto mais intensa e profunda for a caminhada que nos leva até lá e que ganhará mais arrojo na continuidade de tudo o que lançarmos a partir de agora.

Neste sentido, procurámos, uma vez mais, perspetivar o caminho. E sentimos que podemos seguir as pegadas de Jesus apontadas pelo Papa Francisco ao longo dos três anos. Já desde o primeiro ano, a Palavra de Deus comunica-nos: ‘Jovem, eu te digo, levanta-te!’ (Lc 7, 14).

Compreendemos, com este mandato tão claro e direto de Jesus, que o primeiro passo para levantar-se é deixar-se levantar por Jesus, aquele que ergue na relação. O triénio começa assim com uma dimensão de aprofundamento da vida espiritual através da escuta da voz do Senhor. Escutar o mandato de Jesus, dar-lhe uma atenção prioritária que fortalece a vivência de intimidade, leva a que a concretização desse mandato de “levantar-se” aconteça de imediato e com sentido.

Neste primeiro ano, centramo-nos no “escutar”, provocados por aquele “eu te digo”. Esta ordem de Jesus parece fundamental. É dele que parte a iniciativa. Percebendo o acento vocacional, somos convidados essencialmente a focar-nos mais na oração como fonte da missão. Todos queremos partir, mas primeiramente necessitamos aprender para onde ir. O apelo é “Escuta!” Inspirado também na dinâmica do chamamento dos doze Apóstolos: “Chamou os que Ele queria e foram ter com Ele. Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar…” (Mc 3, 13-14).

Encontramos nesta “escuta” a dimensão do caminhar acompanhado, na riqueza do próprio caminho, nos elementos que se apresentam durante o caminho… Por isso, cuidar o acompanhamento e fazer a própria experiência de deixar-se acompanhar, em ter alguma pessoa de referência que ajuda, muda a forma de vida.

Percebemos neste convite à disponibilidade para a “escuta” que existem também outros tempos e momentos em que Jesus comunica. E isso sucede na riqueza de quem fala em Seu nome e também nos revela o “eu te digo, levanta-te”.

 

Caso necessite do logótipo, ou outro material, noutro formato, carregue no botão abaixo.

Pastoral Juvenil Salesiana


Rua Saraiva de Carvalho, 275
1399-020 Lisboa

Tel: 210 900 655
pastoral.juvenil@salesianos.pt

Segue-nos

Subscrever newsletter

Subscreve a nossa newsletter e fica a par das novidades da Pastoral Juvenil Salesiana.

Segue-nos!

Redes Sociais

A Pastoral Juvenil Salesiana está nas Redes Sociais! Segue-nos e vem fazer caminho connosco.