TikTok® sim ou não?

Em finais de 2018 instalei uma aplicação que estava a fazer furor nas faixas etárias mais jovens, entre os 10 e os 14 anos. Como estava a dar catequese a adolescentes com essas idades, fiquei curioso, e descobri o mundo do TikTok ®. De imediato pensei: “olha uma boa rede social para os mais novos, onde podem explorar a criatividade com novas coreografias, partilhas de músicas e danças, e sem grandes fins comerciais!”

Contudo, esta rede social onde os jovens estavam para “fugirem” aos olhares dos pais e família mais “cota” foi, rapidamente, tomada por todas as gerações. Podemos comprovar isso mesmo nos anúncios televisivos que, cada vez mais, fazem alusão à aplicação. O que era apenas uma app para replicação de danças pelos jovens, passou também a acolher encenações de pequenos sketches de filmes ou de momentos televisivos. Os adultos chegaram ao TikTok ® com várias temáticas e existe já muita publicidade envolvida. 

Mas será que ainda é uma aplicação que possamos trabalhar com os jovens? Acredito que sim, pois existem ainda muitas temáticas e funcionalidades que se podem descobrir. A própria pandemia fez com que esta app fosse um meio de distração para muitas famílias, motivando uma maior união entre pais e filhos na criação de conteúdos e partilha de brincadeiras. 

Também as instituições aderem cada vez mais a esta aplicação, o que me leva a perguntar: “será que os Salesianos já deviam estar nesta rede?” 

Sim deviam! O futuro é sempre incerto nas redes sociais, e, por vezes, as modas determinam a opção de uma em detrimento de outra. Mas o TikTok® está num patamar mais desafiante na criatividade, no qual é preciso um trabalho mais diferenciado do que apenas postar uma fotografia ou um vídeo. É preciso pensar um plano de comunicação para que, atempadamente, se preparem os conteúdos da app

Leia também  França: Resistência face ao terrorismo

É uma boa atividade para dar protagonismo aos jovens, entregando, por exemplo, a coordenação destes conteúdos a um ou vários jovens das nossas presenças Salesianas, motivando assim a partilha de conteúdos salesianos. Além do destaque aos jovens, é uma boa ferramenta para utilizar em família, através de pequenos desafios. A época natalícia que se avizinha pode ser boa paramos aventurarmos nesta app e criarmos conteúdos de preparação para o Natal. Especialmente numa altura em que, devido à pandemia, vamos ter passar muito tempo em casa.

Artigos Relacionados