O Vídeo e a Mensagem Pastoral Juvenil Salesiana

Segundo o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana, a mensagem pastoral juvenil salesiana implica “habitar a vida e a cultura dos jovens de hoje” e uma das formas de conseguir esse objetivo é “multiplicar e qualificar os lugares de encontro com os jovens”.

“A Pastoral Juvenil Salesiana está atenta, por definição, aos sinais dos tempos” e por isso também está atenta à importância que o vídeo tem vindo a ganhar, sempre com o objetivo de passar a mensagem pastoral juvenil salesiana.

A imagem consegue proporcionar um maior envolvimento emocional e de identificação por parte dos destinatários, e para além do estímulo visual, a audição também funciona como fator cativante. Se estes dois fatores, visual e auditivo, forem apresentados com uma linguagem adequada ao objetivo a que se propõe o vídeo, a quantidade de informação apreendida é maior, bem como o envolvimento do destinatário.

Este maior envolvimento emocional e de identificação, aumenta a probabilidade de interação com determinado vídeo. O destinatário pode comentar, partilhar, gostar, ou mesmo recordar mais tarde e voltar a interagir com o mesmo vídeo, envolvendo ainda mais utilizadores na mensagem. Esta interatividade é maximizada nos vídeos ao vivo, onde na sala de conversação podemos apresentar ou confrontar opiniões e ideias sobre o assunto em apresentação. Gera-se assim uma proximidade, fortalecendo a ligação à mensagem.

A apresentação da mensagem pastoral juvenil salesiana, através do vídeo, utilizando uma linguagem e modelo apelativo, próximo e emotivo, pode mitigar uma certa “indiferença em relação à fé”, resultante “da maneira como é apresentada a proposta de fé e [que] não deve ser entendida como um fechar-se absoluto diante da fé, da presença de Deus, do bem que dá esperança e sentido à vida.”.

O sucesso da mensagem vídeo, “a ponto de se tornar proposta intensa e criativa de novas e atuais formas para o anúncio da «bela notícia» do Evangelho”, deve-se também ao desenvolvimento das plataformas de divulgação vídeo que todos os dias conseguimos ter na palma da mão. Essa facilidade móvel e de interatividade resulta numa rapidez de utilização que privilegia um vídeo objetivo na mensagem, e, por isso, de curta duração. Contudo, a tecnologia permite também uma abordagem posterior, de forma a aprofundar determinada temática que possa ter suscitado interesse, aumentando assim também o envolvimento do destinatário com a mensagem.

Leia também  Futuro de esperança: somos protagonistas de um sonho de imenso bem

Por vezes, “a proposta [cristã] supõe, se não um interesse explícito pela fé, ao menos certa abertura à dimensão religiosa da vida ou uma interrogação explícita sobre o sentido da vida”. Neste sentido uma linguagem adaptada ao utilizador e a interatividade que atualmente se consegue, com o formato vídeo, podem funcionar como pontos fortes que, se trabalhados com atenção e pormenor, resultam num maior envolvimento do destinatário.


Acompanhe os nossos trabalhos em vídeo e siga os nossos canais de Youtube:

Artigos Relacionados