Novo ano de missão salesiana: Nova e boa normalidade

Editorial do Boletim Salesiano n.º 588 de Julho/Agosto de 2021

Com o início deste novo ano letivo e pastoral, a missão salesiana retoma todo o dinamismo que acompanha a vida das casas salesianas. Com tal regresso, há um profundo desejo de que este seja um ano mais tranquilo e saudável, de uma “nova e boa normalidade”, recuperando o que de melhor tínhamos e potenciando o que, entretanto, aprendemos e partilhámos.

E o início deste ano traz-nos uma importante novidade. O Reitor-Mor, Pe. Ángel Artime acaba de proceder à ereção oficial da nova Casa Salesiana, em Setúbal. A comunidade, agora com estatuto próprio, passa a ser constituída por cinco salesianos “fundadores”, e desenvolverá na Paróquia de São José a sua missão evangelizadora, juvenil, de serviço social, centro juvenil/oratório e pastoral do ensino superior.

O patrono desta comunidade é “São Domingos Sávio”, o adolescente santo, discípulo de Dom Bosco, que inspirou e inspira tantos outros em todo o mundo. Queremos assim estabelecer um sentido de continuidade com a anterior presença salesiana de Vendas Novas, que lhe era dedicada, e onde se viveu uma memorável missão juvenil. E queremos também que Domingos Sávio inspire e motive a pastoral que se realizará, para o bem e santidade das crianças e jovens, em Setúbal.

Curiosamente, um desses adolescentes, entusiasta admirador e seguidor do jovem santo de Turim, foi o Fernando Duarte da Silva Caló – quem já ouviu falar? – que nasceu em 29 de maio de 1939, precisamente na Freguesia de São Sebastião, em Setúbal, exatamente a freguesia onde se fixa agora esta nova presença salesiana.

O Caló, que foi aluno da primária dos Salesianos do Estoril e aluno do ensino profissional nas “Oficinas de São José”, Salesianos de Lisboa, veio a distinguir-se e a ser muito conhecido como um novo Domingos Sávio, nesses tempos. Pareceu-nos que esta interessante coincidência, merecia que se reescrevesse a sua história, para os jovens de hoje, de modo que se decidiu publicar dele uma nova biografia. O desafio foi confiado ao jovem antigo aluno de Lisboa, João Martins, como seu primeiro trabalho literário. Será uma digna memória do Fernando Caló e, certamente, um presente de futuro para os novos “Calós” de Setúbal!

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados