Igreja do “Pai Nosso”: Com os outros e para os outros

Editorial do Boletim Salesiano n.º 589 de Novembro/Dezembro de 2021

D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, referia-se ao novo Sínodo com estas sugestivas palavras: «Como sabemos, o Papa Francisco escolheu para tema da próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos a própria sinodalidade da Igreja, isto é, o modo conjunto como havemos de viver, conviver e aprofundar a nossa própria realidade batismal, que a todos insere no Corpo de Cristo, Templo do Espírito e Povo de Deus. Nenhum de nós pode ser cristão só por si, mas sim com os outros e para os outros. Assim rezaremos e viveremos de verdade o “Pai nosso”».

Por sua vez, recordando a frase do Padre Congar: «Não é preciso fazer outra Igreja; é preciso fazer uma Igreja diferente», o Papa sublinhava: «Este é o desafio. Por uma “Igreja diferente”, aberta à novidade que Deus lhe quer sugerir, invoquemos com mais força e frequência o Espírito e coloquemo-nos humildemente à sua escuta».

Também nós, Família Salesiana, nos sentimos interpelados a fazer caminho, a reforçar o espírito de família, tão típico do nosso carisma, e que faz das nossas obras verdadeiras “casas” acolhedoras e envolventes, nas quais se faz autêntica experiência de Igreja.

O Reitor-Mor dos Salesianos, ao comentar a sexta linha programática «Com os Leigos na Missão e na Formação» explicava: «O nosso Fundador preocupou-se desde o início em envolver o maior número possível de colaboradores no seu projeto operativo: de Mãe Margarida aos empregadores dos rapazes, da gente boa do povo aos teólogos, dos nobres aos políticos da época. Nascemos e crescemos historicamente em comunhão com os leigos, e eles connosco. Devemos até realçar a importância que os jovens tiveram no desenvolvimento do carisma e da missão salesiana: Dom Bosco encontrou nos jovens os seus primeiros colaboradores que se tornaram cofundadores da Congregação».

Leia também  144 anos depois: O sonho missionário continua

Começa agora a primeira fase desse “caminhar juntos” (significado de “sínodo”), um período de oração, escuta e reflexão, recolhendo contributos de todo o mundo. Também nós queremos entrar nesta caminhada para que se atualize a realidade da Igreja Comunhão, o viver do Evangelho na fraternidade com a coragem e a determinação próprias da IGREJA do “PAI NOSSO”!

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados