Ao serviço de Deus: Audácia

Editorial do Boletim Salesiano n.º 567 de Março/Abril de 2018

O mês de março guia-nos pela mão do suceder dos dias num percurso quaresmal que culminará na celebração do mistério pascal. Abre-se para nós mais uma oportunidade de bênção, um tempo de graça, uma chuva de dons.

É o próprio Deus que insiste, estremece de amor, deseja ardentemente exprimir-Se em nós. Ele palpita no mais íntimo de nós mesmos e tem sonhos maravilhosos a nosso respeito! E em que sentido vão os nossos esforços? Deixamo-nos seduzir por Ele ou sufocamos os seus intentos? Agitamo-nos, preocupamo-nos tanto… mas com isso deixamos que Deus sobressaia ou resistimos-Lhe teimosamente, com ou sem querer?

A docilidade à sua ação em nós requer a humildade e a simplicidade de um corajoso herói! Por isso o apelo deste tempo santo é o do cultivo dessa sensibilidade espiritual, dessa comunhão e comunicação íntima, constante, amorosa e verdadeira com o Senhor.

E, curiosamente, esse caminho culminará este ano no primeiro dia de abril, domingo de Páscoa, tal como aconteceu em 1934, dia em que o Papa Pio XI canonizou S. João Bosco, na celebração de encerramento do Ano Santo da Redenção. Uma recordação que nos diz respeito e que continua a motivar-nos para sermos seus continuadores.

Vale a pena recordar as palavras do Papa: «Dedicado inteiramente à glória de Deus e ao cuidado das almas, ele não se deteve diante dos opositores; mas com ousadia de conceitos e modernidade de meios, preparou-se para a implementação de novas propostas que, embora parecessem arriscadas, ele sabia, por inspiração superior, estarem em conformidade com a vontade de Deus. Vendo pelas ruas de Turim inúmeros grupos de jovens abandonados a si mesmos e sem qualquer ajuda, ele procurou aproximá-los, conquistar as suas almas com a sua palavra persuasiva e paterna e, juntando ao prazer do entretenimento honesto o ensino da religião e os rudimentos da ciência, com a frequência dos Sacramentos, tentou educá-los como bons cristãos e excelentes cidadãos.»

Leia também  “Com Maria, testemunhamos o Amor”: a experiência da Visitação de Maria a Isabel e as características da Senhora da Visitação

Ideal tão grande, abraçado com generosidade pelo João Ensina (o mais recente salesiano da nossa Província, desde janeiro), e cada vez mais visível no crescimento vocacional do Casimiro Morais e do Salvador José, que serão ordenados diáconos dia 7 de abril, em Évora.

Deixemos que Deus continue a servir-Se de nós para realizar audaciosos prodígios!

Artigos Relacionados